Notícias | Dia a dia | US Open
Nadal vence um set e vê Ferrer abandonar na estreia
28/08/2018 às 00h22

Nadal marcou a 25ª vitória em 31 jogos contra Ferrer. Seu próximo adversário será Pospisil

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - O duelo espanhol entre Rafael Nadal e David Ferrer pela primeira rodada do US Open acabou durando menos que o esperado. O número 1 do mundo venceu o primeiro set por 6/3 e perdia a parcial seguinte por 4/3 antes de o rival abandonar por incômodo no tendão de aquiles da perna esquerda. Foi a 25ª vitória de Nadal em 31 jogos contra o compatriota.

O jogo desta segunda-feira pode ter sido o último de Ferrer em um Grand Slam, já que o veterano de 36 anos e ex-top 3 aparece atualmente apenas no 148º lugar e sinaliza que encerrará a carreira durante a temporada de saibro do ano que vem e que não irá à Austrália. Ferrer disputou duas semifinais em Nova York, nos anos de 2007 e 2012, além de ter sido vice-campeão em Roland Garros em 2013, quando perdeu para o próprio Nadal na decisão.

Depois de ficar em quadra por apenas 1h21 nesta segunda-feira, Nadal enfrentará na próxima rodada o canadense Vasek Pospisil. A vaga de Pospisil, jogador de 28 anos e 88º do ranking, veio após a vitória por 7/5, 6/3 e 6/2 sobre o eslovaco Lukas Lacko. O lider do ranking mundial venceu o único duelo anterior contra Pospisil, disputado ano de 2015, em Pequim.

Tricampeão do US Open e vencedor da última edição do Grand Slam americano, Nadal defende a liderança do ranking em Nova York. O único cenário em que o espanhol não permanece na primeira posição seria com uma eliminação antes da semifinal, aliada a um título de Roger Federer.

Como sempre fez diante de Nadal, Ferrer começou a partida forçando o saque e tentando impor um tênis agressivo, principalmente com o forehand. Mesmo com muitas bolas vencedoras, ele sequer teve break poitns contra o número 1 do mundo no set inicial. Para piorar, Nadal rapidamente também adotou uma postura mais ofensiva e conseguiu a quebra. Embora sofresse um bocado com o calor e a umidade em Nova York, Nadal permanecia sendo superior ao compatriota e voltaria a quebrar no fim do set.

Antes do início do segundo set, Ferrer já precisou de um atendimento médico. Nadal baixou a intensidade, jogou um game de serviço muito abaixo e permitiu uma quebra de serviço na abertura do segundo set. Bastou maior concentração e a volta do empenho para que o atual campeão já virasse o placar para 2/1. Entretanto, o cabeça 1 parecia desconcentrado, talvez esperando o abandono do adversário, e voltou a perder o saque. Por mais que Ferrer lutasse em quadra, seu corpo não foi capaz de suportar o andamento da partida e a decisão mais prudente foi abandonar a disputa.

Quer concorrer a um relógio Fossil? Clique aqui e palpite sobre quem vai vencer o US Open!

Comentários