Notícias | Dia a dia
Finalista, Swiatek doa toda a premiação de Ostrava
09/10/2022 às 16h57

A número 1 do mundo dedicou o prêmio para instituições que cuidem da saúde mental

Foto: Jimmie48/WTA

Ostrava (República Tcheca) - Vice-campeã do WTA 500 de Ostrava, a número 1 do mundo Iga Swiatek aproveitou a semana mundial de saúde mental irá doar todo o prêmio em dinheiro que conseguiu nesta semana para organizações sem fins lucrativos na Polônia que lidam com o tema, especialmente para o tratamento de crianças em seu país.

A líder do ranking mundial fez o anúncio durante a cerimônia de premiação neste domingo e deu mais detalhes sobre a iniciativa em sua entrevista coletiva. "Eu queria muito jogar bem aqui para arrecadar uma grande quantia de dinheiro para doar. Estou muito feliz por poder fazer isso", disse Swiatek. "Quero espalhar a conscientização para que as pessoas saibam que podem procurar ajuda quando precisarem ou auxiliarem os outros se tiverem recursos. Estou muito feliz em usar minha posição dessa maneira".

Pela campanha, Swiatek recebeu um prêmio de 58.032 euros, enquanto a campeã Barbora Krejcikova recebe 93.823 euros. Esta é a segunda temporada consecutiva que a polonesa faz esse tipo de ação. Ela já havia feito o mesmo no ano passado, em Indian Wells. A líder do ranking é bastante comprometida com o tema da saúde mental no esporte e sempre destaca a psicóloga esportiva Daria Abramowicz como uma das principais figuras de sua equipe e viaja o circuito com ela durante toda a temporada.

Após a equilibrada partida de 3h15 contra Krejcikova, que terminou com parciais de 5/7, 7/6 (7-4) e 6/3 para a tcheca, Swiatek teceu vários elogios à sua adversária. Krejcikova chegou a ficar três meses sem jogar na temporada, por conta de lesão no cotovelo, e conquistou o segundo título seguido em quadras duras e cobertas na Europa.

"Barbora é uma jogadora incrível. Não nos encontramos tanto nessa temporada e estou muito feliz por vê-la de volta, porque você joga um tênis muito sólido e nós precisamos de mais pessoas como ela no circuito da WTA".

Próximo compromisso será em San Diego
Depois de ter disputado quatro partidas em quadras duras e cobertas na República Tcheca, Swiatek atravessa o oceano e disputa na próxima semana o WTA 500 de San Diego, nos Estados Unidos. O torneio tem uma chave duríssima. A número 1 do mundo entra diretamente nas oitavas e espera pela vencedora entre a espanhola Garbiñe Muguruza e a cazaque Elena Rybakina, atual campeã de Wimbledon.

O quadrante da polonesa ainda tem a norte-americana Coco Gauff, número 8 do mundo e cabeça 6 do torneio, que estreia contra uma tenista vinda do quali e pode enfrentar a canadense Bianca Andreescu ou a russa Liudmila Samsonova nas oitavas de final.

Comentários