Notícias | Dia a dia | US Open
Sharapova sofre para fechar, mas confirma a vitória
29/08/2018 às 00h59

Depois de liderar por 6/2 e 5/1, a russa quase se complicou

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Um jogo que parecia tranquilo para Maria Sharapova quase se transformou em um drama, mas foi definido em sets diretos. Depois de dominar o primeiro set e abrir boa vantagem no segundo, a russa foi quebrada nas duas vezes em que sacou para o jogo e sofreu para confirmar a vitória por 6/2 e 7/6 (8-6) sobre a veterana suíça de 39 anos Patty Schnyder.

Esta foi a oitava vitória de Sharapova em nove jogos contra Schnyder. As duas não se enfrentavam desde 2008 em Roma e a única vitória da suíça aconteceu também na capital italiana, porém ainda em 2005. Desde então, a russa levou a melhor sete vezes seguidas. A russa enfrenta na segunda rodada a romena Sorana Cirstea, 51ª do mundo, que derrotou a norte-americana Alison Riske por 6/3, 3/6 e 7/5. Sharapova levou a melhor no único duelo anterior contra a romena de 28 anos.

A última vez que Schnyder havia disputado um Grand Slam na chave principal foi em 2011 no saibro de Roland Garros. Naquela temporada, ela chegou a se aposentar do circuito, mas mas acabou retornando em 2015 em torneios de nível ITF. Sua primeira virória em WTA na nova fase da carreira só viria em julho do ano passado, no saibro de Gstaad. Durante o período em que esteve afastada das quadras, ela teve a filha Kim, que completará quatro anos em dezembro.

Desde os primeiros games, Sharapova tomou a iniciativa dos pontos apostando na potência de seus golpes e explorando o lado esquerdo de sua adversária. Schnyder, que muitas vezes recorria aos slices para se defender, quase sempre só passava a bola para o meio e sequer conseguiu fazer um winner ou confirmar o próprio saque no primeiro set da partida. Por mais que Sharapova tenha feito seis duplas faltas e colocado apenas 47% de primeiros serviços em quadra no set inicial, possibilitando duas quebras à suíça, a russa conseguiu vencer cinco games seguidos.

A situação ficou ainda melhor para a russa, que confirmou com tranquilidade seus três primeiros games de saque no segundo set e conseguiu duas quebras, além de ter break point em outro game da suíça, para liderar por 5/1. Sacando para fechar, a russa permitiu a quebra após quatro erros. No game seguinte, Schnyder fez seu primeiro winner no jogo antes de confirmar o saque. A suíça ganhou confiança e voltou a quebrar para forçar o tiebreak. No game-desempate, Sharapova perdeu três match points, mas definiria a vitória com um winner de devolução. A russa liderou a contagem de winners por 22 a 4 e terminou o jogo com 46 erros contra 30 da rival.

Comentários