Notícias | Dia a dia
Décamps avança em challenger alemão no carpete
11/10/2022 às 18h38

Gabriel Décamps tem preferência por torneios com pisos mais velozes

Foto: Arquivo

Ismaning (Alemanha) - Enquanto a maior parte dos jogadores brasileiros têm preferência pelo saibro, Gabriel Décamps mantém a opção por pisos mais rápidos estreou com vitória no challenger de Ismaning, na Alemanha, realizado em piso de carpete e quadras cobertas. Décamps superou nesta terça-feira o experiente alemão de 35 anos Matthias Bachinger por 6/0, 1/6 e 6/4 em 1h56 de partida.

Embora a superfície torne o jogo mais rápido e favorece os tenistas que apostam no saque, especialmente por conta do quique baixo da bola, a partida acabou tendo 8 quebras de serviço e 27 break-points no total.

Com seu estilo agressivo e definindo os pontos com poucas trocas de fundo, Décamps colocou pressão constante sobre o saque do adversário, criou 15 chances de quebra e aproveitou cinco, mas perdeu o saque três vezes, duas no segundo set e uma no terceiro. Durante o último set, o paulista abriu 5/2, perdeu a chance de sacar para o jogo, mas voltaria a quebrar na sequência.

A vitória na estreia rende sete pontos na ATP para Gabriel Décamps. O paulista de 23 anos e atual 276º do ranking atingiu a melhor marca da careira no mês passado, quando ocupou o 262º lugar. Se ele chegar às quartas, fará 15 pontos no ranking. Seu próximo rival é o polonês Kacper Zuk, que veio do quali e venceu o cabeça 8 francês Antoine Escoffier por 6/4, 3/6 e 6/4.

No mesmo quadrante, o austríaco Dennis Novak, quarto cabeça de chave, foi eliminado pelo o cazaque Denis Yevseyev por 7/6 (7-5) e 7/6 (7-4). Yevseyev enfrentará o chinês vindo do quali Bu Yunchaokete.

Na temporada, Décamps venceu 13 jogos em chaves principais de challenger e mais nove partidas em torneios da ITF. Ele alcançou em setembro uma semifinal de challenger em Nonthaburi, na Tailândia e alcançou as quartas em outros três torneios deste porte. Já nas competições de nível future, da Federação Internacional, disputou outras duas semis. No início do ano, ele aparecia apenas no 494º lugar do ranking.

Comentários