Notícias | Dia a dia
Acordo da ATP com Copa Davis põe fim a ATP Cup
12/10/2022 às 11h33

Equipe canadense foi a campeã da edição de 2022 da ATP Cup

Foto: Tennis Canada

Londres (Inglaterra) - A ATP chegou a um acordo com os organizadores da Copa Davis que acabará com a duplicidade de competições por equipes masculinas no espaço de seis semanas. Segundo informa a BBC, este acordo colocará um ponto final na ATP Cup, que será substituída por um evento de equipes mistas também organizado pela Tennis Australia logo no começo da temporada.

O presidente executivo da ATP, Chris Kermode, disse que a perspectiva de realizar os dois eventos masculinos com algumas semanas de intervalo era "insana" quando o conceito da ATP Cup foi debatido pela primeira vez em 2018. A Federação Internacional de Tênis (ITF), que administra a Davis com seu parceiro de investimento Kosmos, mantém contato regular com a ATP desde então.

O apoio da ATP reforçará a posição da Copa Davis no calendário, com suas três semanas por ano: a primeira em fevereiro, com a fase de qualificação; depois com a fase de grupos, com 16 times, em setembro; e as finais com 8 equipes em novembro.

Apesar da nova aliança, os pontos no ranking seguem de fora em um primeiro momento para a Davis. O assunto foi levantado, mas nenhum acordo foi alcançado sobre o número de pontos que seriam apropriados. Entretanto, deve haver espaço para negociação nos próximos anos.

Nenhum anúncio formal foi feito ainda, com a sequência provavelmente influenciada pelo acordo legal existente entre a ATP e a Tennis Australia para a ATP Cup. A Tennis Australia provavelmente será a primeira a anunciar seu novo empreendimento no final deste mês. A United Cup será um evento de equipes mistas realizado ao longo de 11 dias em várias cidades australianas antes do Australian Open.

A competição oferecerá pontos de classificação, prêmios em dinheiro de US $ 15 milhões e se assemelha com a Copa Hopman, que foi realizada em Perth em janeiro por 30 anos, terminando em alta em 2019, quando um recorde de 14.000 torcedores, que assistiram Serena Williams e Roger Federer se enfrentarem em uma partida de duplas mistas.

Comentários