Notícias | Dia a dia | US Open
Federer avança e confirma duelo com Kyrgios em NY
30/08/2018 às 18h01

Apesar dos altos e baixos, Federer conseguiu avançar em sets diretos

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Escalado para atuar na tarde desta quinta-feira, Roger Federer passou por seu segundo compromisso no US Open com uma vitória em sets diretos. O veterano de 37 anos garantiu vaga na terceira rodada da competição depois de vencer o francês Benoit Paire, 56º do ranking, por 7/5, 6/4 e 6/4 em 1h55 de partida.

Federer mantém o perfeito retrospecto contra Paire, agora com sete vitórias em sete jogos. Embora o francês de 29 anos tenha tirado apenas um set do suíço nesses confrontos, o último duelo antes da partida desta quinta-feira foi decidido nos detalhes, já que Federer teve que salvar dois match points na grama alemã de Halle.

Com a vitória, Federer também confirma o já esperado duelo contra Nick Kyrgios na terceira rodada em Nova York. O número 2 do mundo tem duas vitórias e uma derrota diante do jovem australiano de 23 anos e 30º colocado no ranking. O duelo mais recente aconteceu na grama de Stuttgart, este ano, com triunfo suíço no tiebreak do terceiro set.

Dono de cinco títulos no US Open, Federer tenta voltar a vencer o Grand Slam norte-americano depois de uma década. O suíço tem até chances de voltar à liderança do ranking depois do torneio, caso seja conquiste o título e conte com uma eliminação do atual campeão e número 1 do mundo Rafael Nadal antes da semifinal.

Depois de um começo de jogo com os sacadores oferecendo pouquíssimas chances, Federer fez Paire jogar todos os pontos no quinto game e conseguiu importante quebra de serviço. Pouco depois, o suíço começou a ter altos e baixos em seus games de saque e uma sequência de erros custou a quebra a favor do francês já n oitavo game. Já com o placar empatado por 5/5, o ex-número 1 chegou ao break point apostando em devoluções menos apressadas e explorou o forehand do francês para conseguir a quebra, antes de definir a parcial no saque.

Paire começou o segundo set sacando bem novamente, mas Federer repetiu a estratégia da parcial anterior ao fazer o francês trabalhar os pontos em vez de tentar a definição rápida. O plano voltou a funcionar, já que o suíço ganhou muitos pontos de graça e conseguiu uma quebra no quinto game. A vantagem poderia ter ficado ainda maior se Paire não tivesse escapado de dois break points num game em que cometeu duas duplas faltas, mas o esforço não bastou para que o francês buscasse o empate.

O terceiro set seguiu em um ritmo muito tranquilo para Federer, que rapidamente largou com duas quebras. Paire caiu de produção, pediu assistência para um problema no pé direito, e parecia sem motivação para mudar a dinâmica do jogo. Um game com duas duplas faltas do suíço acabou diminuindo um pouco a diferença no placar, mas Federer conseguiu confirmar a vitória em seu saque.

Paire liderou a contagem de aces por 6 a 5 e fez 25 winners contra 27 do suíço. O francês, entretanto, fez onze duplas faltas e terminou a partida com 47 erros não-forçados contra 39 do pentacampeão. Um bom dado a favor de Federer foram os 27 pontos vencidos em 35 subidas à rede.

Comentários