Notícias | Dia a dia
Décamps cai nas oitavas em challenger no carpete
13/10/2022 às 14h44

Décamps recebe 7 pontos na ATP por ter vencido a estreia

Foto: Arquivo

Ismaning (Alemanha) - Depois de ter vencido sua partida de estreia na última segunda-feira, Gabriel Decamps se despediu nas oitavas de final do challenger de Ismaning, na Alemanha, realizado em piso de carpete e quadras cobertas. Décamps foi superado por 6/1 e 6/4 pelo polonês Kacper Zuk, 269º do ranking e vindo do qualificatório.

Por ter avançado uma rodada no torneio, Décamps recebe sete pontos na ATP. O paulista de 23 anos e atual 276º do ranking atingiu a melhor marca da careira no mês passado, quando ocupou o 262º lugar .Na temporada, ele venceu 13 jogos em chaves principais de challenger e mais nove partidas em torneios da ITF, com uma semifinal de challenger na Tailândia. No início do ano, aparecia apenas no 494º lugar do ranking.

Algoz de Décamps nesta quinta-feira, Zuk tem como melhor ranking da carreira o 162º lugar, alcançado em setembro do ano passado e vem de título no ITF M25 de Falun, na Suécia, em quadras duras e cobertas. O polonês de 23 anos é treinado pelo ex-top 15 Jerzy Janowicz.

Durante o primeiro set, Zuk teve amplo domínio das ações. O polonês apostou em saques abertos no lado da vantagem para disparar quatro aces e não enfrentar break-points. Além disso, utilizava bastante o slice de backhand para não dar ritmo a Décamps nos ralis de fundo. O brasileiro vinha cometendo erros não-forçados e acabou permitindo duas quebras ao adversário.

O polonês continuou sacando bem no segundo set e mais uma vez não correu riscos em seus games de serviço. Ao final da partida, só havia perdido 11 pontos no saque. Décamps começou o segundo set escapando de dois break-points. Mas dois games mais tarde, com o placar empatado por 2/2, Zuk explorou duas subidas do brasileiro à rede para conseguir a quebra e sustentar a vantagem até o fim.

A superfície torna o jogo mais rápido e favorece os tenistas que apostam no saque, especialmente por conta do quique baixo da bola, e na potência dos golpes para definir os pontos com poucas trocas de fundo. A ATP não realiza mais torneios no carpete desde 2008, mas os challengers no piso ainda acontecem esporadicamente. Na WTA, o evento mais recente no alto nível foi na temporada de 2018 em Quebec.

Comentários