Notícias | Dia a dia
Pucinelli chega às quartas e reencontra Cecchinato
13/10/2022 às 17h32

Pucinelli já venceu o italiano uma vez na atual temporada

Foto: Luiz Candido/CBT

Rio de Janeiro (RJ) - Único brasileiro a ter superado a rodada de estreia, Matheus Pucinelli venceu mais uma e garantiu vaga nas quartas de final do ATP Challenger 80 do Rio de Janeiro, etapa do Circuito Dove Men+Care La Legión, na Rio Tennis Academy. Pucinelli venceu o francês vindo do quali Giovanni Mpetshi Perricard, 433º do ranking, por duplo 6/3 em 1h15 de partida.

Paulista de 21 anos e atual 193º do ranking, Pucinelli iniciou a semana apenas três posições abaixo de sua melhor marca na carreira. Ele tem 29 pontos a defender, referentes à semifinal de Santiago do ano passado, e sua campanha até as quartas garante a manutenção de 15 pontos e sua permanência no top 200.

+ Zormann e Reis fazem semi de duplas no Rio

"Foi um jogo perigoso. Tive que estar bem atento o tempo todo, pois ele é um cara que saca muito bem, pressiona o tempo todo e uma quebra atrás pode custar bastante", analisou Pucinelli. "Desde o começo, eu consegui fazer ele jogar o máximo no saque dele e tive firmeza no meu saque. No segundo set, comecei perdendo o serviço, foi um susto, pressão grande, mérito dele. Mas depois encaixei bem de novo o que vinha fazendo no primeiro set e garanti a vitória".

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBT (@cbtoficial)

O adversário de Pucinelli nas quartas será o italiano Marco Cecchinato, ex-top 20 e atual 117º do ranking aos 30 anos, que venceu o suíço Jakub Paul por 7/5 e 6/1. Eles se enfrentaram no início da temporada, no quali do Rio Open, com vitória brasileira em três sets. A partida acontece às 14h (de Brasília) desta sexta-feira. 

"Será um jogo muito duro, ele é um cara experiente e que gosta do saibro lento daqui. Vou entrar sabendo das minhas chances. Jogamos esse ano, ganhei no começo do ano aqui no Rio e tenho ideia de como ele joga. Sei que é um cara que vai me fazer ganhar a partida", afirmou o paulista.

Pucinelli dominou o primeiro set da partida. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço. Além disso, conseguiu quebrar duas vezes o serviço do francês. A primeira veio após uma dupla falta. Já a segunda aconteceu no momento em que os golpes de forehand vinham muito curtos, possibilitando o ataque do paulista, que venceu a parcial com tranquilidade.

No início do segundo set, Pucinelli sofreu uma quebra e saiu perdendo por 2/0 e ainda reverteu um 15-40 pouco depois, mas ele logo buscou o empate. Ele também explorou as subidas do francês à rede para voltar a quebar e vencer cinco games seguidos. Perricard até confirmou seu último game de saque na partida, mas não evitou que Pucinelli fechasse a disputa em sets diretos.

Cabeça 2, Varillas avança às quartas de final
Ainda nesta quinta-feira, o peruano Juan Pablo Varillas confirmou a condição de cabeça 2 e venceu o argentino Genaro Olivieri por 6/3, 2/6 e 6/4. Varillas enfrenta o alemão Yannick Hanfmann, que venceu o britânico Jan Choinski, campeão do challenger de Campinas, por 6/2 e 6/4.

Veja a programação desta sexta-feira.

Quadra Central - 10h30
[1]Federico Coria (ARG) vs. [7]Juan Manuel Cerundolo (ARG)
[6]Alexandre Muller (FRA) vs. Luciano Darderi (ITA)
Não antes de 14h
[3]Marco Cecchinato (ITA) vs. Matheus Pucinelli (BRA)
[1]Guido Andreozzi/Guillermo Duran (ARG) vs. Joao Lucas Reis/Marcelo Zormann (BRA)

Quadra 5 - 12h30
[2]Juan Pablo Varillas (PER) vs. [8]Yannick Hanfmann (ALE)

O Circuito Dove Men+Care La Legíon no Brasil é realizado e organizado pela Confederação Brasileira de Tênis, com patrocínio de Dove Men+Care, BRB, Unicesumar, Adega Online e Kallas Mídia OOH. Apoio da Associação Tênis RJ e rio Tennis Academy. O torneio conta com a chancela da ATP.

Comentários