Notícias | Dia a dia | US Open
Sharapova avança para encarar Ostapenko na 3ª fase
31/08/2018 às 01h25

Sharapova venceu o único duelo anterior com a letã

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Embora tenha feito dois jogos muito difíceis em Nova York, Maria Sharapova chega sem perder sets à terceira rodada do US Open. Vencedora do Grand Slam norte-americano em 2006, a ex-número 1 do mundo conseguiu sua segunda vitória no torneio ao marcar as parciais de 6/2 e 7/5 contra a romena de 28 anos Sorana Cirstea, 51ª colocada e que já foi 21 do mundo em 2013.

Esta foi apenas a 19ª vitória na temporada para Sharapova, que conseguiu seus melhores resultados no saibro, com uma semifinal em Roma e quartas de final em Madri e Roland Garros. A russa também foi semifinalista do WTA chinês de Shenzhen na primeira semana do ano.

O terceiro jogo de Sharapova no US Open será contra a letã de 21 anos Jelena Ostapenko, campeã de Roland Garros no ano passado e número 10 do mundo. A russa levou a melhor no único duelo anterior contra a letã, disputado no saibro da capital italiana ainda este ano.

Sharapova disputou apenas um torneio preparatório para o US Open. A russa de 31 anos desitiu de atuar em San José e Cincinnati e atuou apenas em Toronto, onde venceu dois jogos e foi eliminada nas oitavas de final diante da francesa Caroline Garcia. A ex-líder do ranking não passou das oitavas em suas duas últimas participações, em 2014 e no ano passado. Ela não atuou em 2015 por lesão na perna direita e em 2016 porque estava suspensa por doping.

Os três primeiros games da partida foram muito longos, com Sharapova encontrando dificuldades para confirmar o saque e enfrentando seis break points. Ainda assim, a russa sobreviveu às ameaças da romena em dois games de serviço e ainda conseguiu uma quebra para liderar por 3/0. Depois disso, a ex-líder do ranking não voltaria a correr riscos em seu saque durante o set inicial, além de ter conquistado mais uma quebra já no oitavo game.

Cirstea quebrou logo na abertura do segundo set, mas enfrentou break points em todos os seus games de serviço durante a parcial. A pressão exercida pela russa desde as devoluções daria resultado no oitavo game, quando ela enfim buscou o empate. Ainda instável no saque, a ex-número 1 seria quebrada novamente, mas Cirstea não aproveitou a chance de sacar para o set quando liderava por 5/4 e não venceu mais games. Sharapova venceu doze dos últimos quinze potnos disputados. A russa liderou a contagem de winners por 26 a 20 e cometeu 33 erros não-forçados, um a mais que sua adversária. No saque, a ex-número 1 fez cinco aces e dez duplas faltas, oito delas ainda no primeiro set.

Comentários