Notícias | Dia a dia | US Open
Com autoridade, Serena supera Venus pela 18ª vez
31/08/2018 às 22h17

Serena amplia a vantagem no retrospecto contra Venus

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - O esperado duelo entre as irmãs Williams pela terceira rodada do US Oepn acabou sendo amplamente dominado pela caçula da família. Serena venceu com autoridade, anotando as parciais de 6/1 e 6/2 em apenas 1h11 para garantir vaga nas oitavas de final.

Esta foi a 18ª vitória de Serena em 30 jogos diante da Venus. Ela também amplia sua vantagem no retrospecto em Grand Slam, agora com 11 a 5, e venceu quatro dos seis duelos disputados no US Open. Com apenas três games perdidos, Serena iguala a vitória mais expressiva sobre a irmã, obtida no saibro de Charleston em 2013. Ela também leva vantagem em todos os pisos, 12 a 9 em quadras duras, 4 a 2 na grama e 2 a 1 no saibro.

Dona de 23 títulos de Grand Slam, seis deles no US Open, Serena chega às oitavas de final em 17 participações seguidas no Grand Slam norte-americano. Ela só não conseguiu chegar às oitavas em 1998, ano de sua estreia. A ex-número 1 do mundo aparece atualmente na 26ª posição do ranking e não defende resultados até março por conta da gravidez e nascimento da filha Alexis Olympia em setembro do ano passado.

A campanha até as oitavas rende 240 pontos no ranking a Serena, que está ganhando três posições. Caso chegue às quartas de final, a jogadora de 36 anos receberá 430 pontos e se aproxima da volta ao top 20 do ranking mundial. A última vez que ela apareceu entre as 20 melhores foi na lista de 28 de agosto do ano passado, na 15ª posição.

Por sua vez, Venus irá sofrer uma queda no ranking. Bicampeã do Grand Slam norte-americano em 2000 e 2001, a veterana de 38 anos foi semifinalista no ano passado e tinha 780 pontos a defender e fez apenas 130. Também ex-líder do ranking, Venus iniciou a competição no 16º lugar e pode deixar o top 20. Na corrida por uma vaga no WTA Finals, torneio do qual foi vice-campeã em 2017, ela aparece apenas no 37º lugar.

A adversária de Serena nas oitavas será a estoniana Kaia Kanepi, ex-top 15 e atual 44ª colocada aos 33 anos, que derrotou a sueca Rebecca Peterson por 6/3 e 7/6 (7-3). Serena levou a melhor nos quatro duelos anteriores contra Kanepi, para quem nunca perdeu um set sequer.

O duelo desta quinta-feira já começou com um susto, quando Serena torceu o pé direito ainda no segundo game da partida e solicitou o atendimento da fisioterapeuta para a próxima virada de lado. Naquele momento, a hexacampeã tinha dois break points, mas Venus conseguiu confirmar o saque. O que poderia sinalizar algum risco para a irmã mais nova não se concretizou. Muito firme no saque, Serena disparou quatro aces durante o set inicial e perdeu apenas quatro pontos em seus games de serviço. Ela também agrediu bastante nas devoluções e venceu mais da metade dos pontos disputados no saque de Venus, 16 em 30 possíveis para quebrar duas vezes.

O domínio de Serena continuou na parcial seguinte, com seis aces marcados. Mais uma vez, a caçula das Williams não teve o serviço quebrado, apesar de ter enfrentado um break point no segundo game. A dona de 23 títulos de Grand Slam conseguiu uma quebra logo na abertura do set e outra, de zero, quando já liderava por 3/1. Sacando para o jogo, Serena chegou a fazer duas duplas faltas, mas não correu riscos. A hexacampeã fez 10 a 1 em aces e 33 a 14 em winners, além de terminar o jogo com 22 erros, quatro a mais que a irmã mais velha. Serena conseguiu cinco quebras e não perdeu um game de serviço sequer.

Comentários