San Diego (EUA) - A número 1 do mundo Iga Swiatek precisou superar o bom início da adversária e parada por conta da chuva antes de garantir sua vaga na final do WTA 500 de San Diego. A norte-americana Jessica Pegula marcou 6/4, mas depois Swiatek assumiu o controle e marcou 6/2 e 6/2.
Com 63 vitórias desde janeiro, sendo 61 em torneios do circuito tradicional, Swiatek chega a sua nona final da temporada e vai em busca do oitavo troféu. A adversária sai do duelo noturno entre Danielle Collins e Donna Vekic,
A Swiatek squeak for a winner 💪@iga_swiatek | #SanDiegoOpen pic.twitter.com/5ZxDdvZ208
— wta (@WTA) October 16, 2022
Esta foi a 12ª vitória da polonesa em 13 partidas feitas diante de oponentes de nível top 10 desde janeiro. Soma agora 23 triunfos em 24 partidas disputadas em quadras norte-americanas, incluindo os títulos em Indian Wells, Miami e US Open.
Swiatek entrou em quadra com vantagem de três vitórias nos quatro duelos diante da norte-americana, cuja única vitória foi em julho de 2019. A polonesa quebrou primeiro e abriu 4/2, mas então viu Pegula crescer na confiança e ganhar nada menos que quatro games consecutivos.
Após paralisação por chuva, Swiatek voltou firme, obteve quebra precoce e abriu 3/0 e 4/1 antes de fechar com outro ótimo game de devolução.
Pegula evitou break-point no quarto game do terceiro set e aí foi sua vez de ter três oportunidades de abrir vantagem. Swiatek jogou com determinação e logo em seguida tirou o serviço da norte-americana para construir a diferença definitiva.
Esta foi a quarta semifinal de Pegula nesta temporada, mas segue sem uma decisão. Ainda assim, garantiu vaga para o Finals de Fort Worth em simples e duplas nesta semana.
Rain delay = crossword puzzles 🧠@iga_swiatek | #SanDiegoOpen pic.twitter.com/nGEFBLK40l
— wta (@WTA) October 16, 2022