Notícias | Dia a dia | US Open
Já de madrugada, Cilic busca a virada em cinco sets
02/09/2018 às 03h23

Cilic marcou sua sexta virada vindo de dois sets abaixo

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Em um sábado de jogos muito longos no Louis Armstrong Stadium, a rodada na segunda maior quadra do complexo Billie Jean King terminou por volta das 2h da manhã, no horário local. Marin Cilic precisou lutar por 3h59 para superar o jovem australiano de 19 anos e 45º colocado Alex de Minaur com parciais de 4/6, 3/6, 6/3, 6/4 e 7/5 para se garantir nas oitavas de final do US Open.

Esta é a sexta virada que Cilic consegue depois de perder os dois primeiros sets de uma partida. A mais recente havia acontecido no Australian Open de 2017 contra o polonês Jerzy Janowicz. Contra o mesmo Janowicz, o croata de 29 anos também virou um jogo de Copa Davis em 2014. Na mesma temporada, ele também venceu Marcel Granollers no Australian Open. Em Nova York, Cilic reverteu este placar também contra Marinko Matosevic em 2012 e contra Jesse Levine em 2009.

Campeão do Australian Open em 2014 e semifinalista na temporada seguinte, Cilic evitou a terceira eliminação seguida na terceira rodada em Nova York. É bem verdade que, no mesmo período, foi finalista de Wimbledon e do Australian Open, além de chegar duas vezes às quartas em Roland Garros. Seu adversário nas oitavas será o belga David Goffin, número 10 do mundo. Cilic tem duas vitórias e três derrotas contra o rival de 27 anos.

Por sua vez, De Minaur ainda segue em busca de sua primeira vitória contra top 10. O jogo deste sábado foi sua sétima tentativa diante de um dos dez melhores jogadores do mundo. O promissor atleta de 19 anos pode ao menos comemorar o fato de que debutará no top 40 a partir da próxima atualização do ranking. Ele também chegou à terceira rodada nos últimos dois Grand Slam que disputou.

Cilic conseguiu uma quebra logo no segundo game da partida, mas não sustentou a vantagem e permitiu o empate de imediato. Depois disso, De Minaur passou a sacar muito bem durante o primeiro set e perderia apenas mais quatro pontos em seus games de serviço durante a parcial. Quando o placar estava empatado por 3/3, o jovem australiano contou com três erros não-forçados seguidos do croata para voltar a quebrar.

De Minaur pressionou o segundo saque de Cilic durante a segunda parcial ao vencer oito pontos em doze possíveis. O australiano criou oportunidades de quebra em três games diferentes e aproveitou todas. Depois de ter vencido quatro games seguidos para liderar por 4/1, o jovem de 19 anos perdeu o saque uma vez, mas voltaria a superar o serviço do top 10 croata.

Depois de ter disparado três aces na soma dos dois primeiros sets, Cilic fez outros quatro só no terceiro set. O croata venceu todos os treze pontos jogados com seu primeiro saque durante a parcial e enfrentou apenas um break point. Com apenas 50% de primeiros serviços em quadra e vencendo só seis pontos em 19 possíveis com o segundo serviço, o jovem australiano enfrentou seis break points e permitiu duas quebras.

Os sacadores prevaleceram nos primeiros games do quarto set. Até o empate por 3/3, nenhum dos jogadores havia enfrentado oportunidades de quebra, sendo que De Minaur havia perdido apenas dois pontos em seus games de serviço e feito cinco contra o saque do croata. O australiano escapou de cinco chances de quebra no oitavo game e ganhou o apoio da torcida para confirmar o saque em um game de onze minutos. Cilic lidou bem com a pressão para confirmar o serviço e manteve a tática agressiva para quebrar no décimo game da parcial. O croata liderou a estatística de winners do set por 13 a 5.

O que poderia sinalizar uma virada do croata não se concretizou no primeiro momento. De Minaur foi o primeiro a quebrar na parcial decisiva, mas não sustentou a vantagem por muito tempo. Com o placar do set empatado por 2/2, o jovem australiano teve a chance de voltar à liderança, mas não aproveitou o break point e acabou quebrando mesmo a própria raquete. No game seguinte, Cilic usou de sua experiência contra um rival já fragilizado para conseguir uma importante quebra de serviço.

Não faltou luta a De Minaur, que salvou cinco match points antes de confirmar seu game serviço. Um desses pontos foi um fácil voleio errado pelo croata. Sacando para o jogo, o experiente jogador de 29 anos ainda perdeu mais um match point, antes de sofrer a quebra. De Minaur lidou bem com a pressão no momento em que perdia por 5/4, enquanto Cilic esqueceu as chances perdidas e confirmou de zero na sequência. Quando poderia forçar o tiebreak, o jovem australiano não manteve a intensidade dos games anteriores e logo se viu em um 0-40. O promissor atleta de 19 anos ainda salvou o sétimo match point, mas não escapou da derrota.

Comentários