Notícias | Dia a dia | US Open
Serena dispara 18 aces e revê Pliskova nas quartas
02/09/2018 às 18h46

Serena tenta devolver derrota sofrida na semi de 2016

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Depois de um início arrasador, Serena Williams teve dificuldades, mas venceu mais um jogo no US Open e garantiu vaga nas quartas de final da competição. Dona de seis títulos em Nova York, a vencedora de 23 troféus de Grand Slam marcou as parciais de 6/0, 4/6 e 6/3 contra a estoniana Kaia Kanepi, veterana de 33 anos e 44ª colocada. Foi a quinta vitória de Serena sobre Kanepi, a primeira em três sets.

A vitória obtida em 1h36 neste domingo foi a 16ª para Serena em 21 jogos disputados na temporada. Desde o nasciemento da filha Alexis Olympia, em setembro do ano passado, a ex-número 1 do mundo atua em seu sétimo torneio de simples no circuito, além de ter defendido os Estados Unidos no confronto contra a Holanda pela Fed Cup.

Serena enfrenta nas quartas de final a tcheca Karolina Pliskova, também ex-líder do ranking e atual oitava colocada. Pliskova levou a melhor no duelo mais recente entre elas, também em Nova York, na semifinal de 2016. Por sua vez, Serena venceu no piso duro de Stanford, há quatro anos.

Designada como cabeça de chave 17 em Nova York, Serena inicia o Grand Slam norte-americano no 26º lugar do ranking mundial. A camanha até as quartas rende 480 pontos à veterana de 36 anos, que não defende resultados até março do ano que vem. A campanha já a aproxima da volta ao top 20, posição que não ocupa desde agosto do ano passado.

O primeiro set da partida foi definido em apenas dezoito minutos. Serena começou o jogo de forma arrasadora, vencendo doze dos primeiros quinze pontos disputados para liderar por 3/0. O domínio da norte-americana persisitiu com uma uma quebra, seguida por um game com três aces. A ex-número 1 ainda voltaria a pressionar o saque de sua adversária para quebrar pela terceira vez. Serena terminou o set liderando nos winners por 14 a 1, cometeu apenas dois erros contra cinco adversário e perdeu apenas seis pontos durante a parcial.

Kanepi começou um pouco melhor no segundo set. Depois de contar com alguns erros de fundo da anfitriã para conquistar sua primeira quebra na partida, a estoniana ganhou confiança e sacou muito bem em seus três primeiros games de serviço. A ex-top 15 encontrou o tempo de saque de Serena e fez grandes devoluções até no primeiro serviço da adversária. Pressionada, Serena cometeria uma dupla falta que custou mais uma quebra e liderança por 5/2 para a estoniana. Mesmo jogando muito bem, a hexacampeã no máximo devolveu uma das quebras, mas não evitou a perda do set.

Os primeiros games do último set foram determinantes para o resultado final. Depois de confirmar o serviço com dificuldade, Serena comemorou intensamente o game vencido. Logo depois, a norte-americana conseguiria mais uma quebra em um game longo, além de salvar um break point antes de liderar por 3/0. Passado o susto, Serena voltou a sacar bem e enfileirou aces. Foram oito só na última parcial, em que perderia apenas mais um ponto no saque antes de consolidar a vitória. Serena disparou 18 aces na partida, liderou a contagem de winners por 46 a 22, e terminou o jogo com 22 erros não-forçados contra 18 de sua adversária.

Comentários