Notícias | Dia a dia
Reis derruba favorito e comemora sua maior vitória
18/10/2022 às 14h09

João Lucas Reis superou rival mais de 300 posições acima no ranking

Foto: Challenger Ambato/Armando Prado

Ambato (Equador) - Pela primeira vez em sua carreira profissional, João Lucas Reis conseguiu vencer um adversário do top 200 do ranking. Único brasileiro na chave principal do challenger de Ambato, o pernambucano de 22 anos e 448º do ranking venceu o argentino Juan Pablo Ficovich, cabeça 3 do torneio e 143º do mundo, por 7/6 (11-9) e 6/4 em 1h39 de partida.

Esta foi a sétima vitória de Reis em chaves principais de challenger na carreira e na temporada, tendo alcançado as quartas nos torneios de Corrientes e Buenos Aires, ambos disputados em junho, na Argentina. Também neste ano, o pernambucano disputou duas finais de ITF.

A vitória na estreia em Ambato rende 7 pontos na ATP para Reis, que pode receber 16 pontos se chegar às quartas. Provisoriamente, ele vai subindo para o 432º lugar. Seu recorde pessoal é a 416ª posição, alcançada em agosto. Ele agora enfrenta o peruano Nicolas Alvarez, 305º do ranking e vencedor do único duelo anterior entre eles.

O primeiro set teve uma quebra para cada lado. Reis chegou a liderar o placar por 5/3 e foi quebrado quando sacava para fechar. Mas no tiebreak, ele precisou salvar cinco set-points. Três deles foram com ótimos saques, que o argentino não conseguia colocar as devoluções em quadra. Em um local de muita altitude, superior a 2.500m, o pernambucano foi mais consistente nos ralis de fundo e fechou a parcial.

Já no segundo set, Reis sacou muito bem. Ele fez seis aces, terminando a partida com 12 no total, e só enfrentou mais um break-point. O pernambucano também criou quatro oportunidades de quebra e aproveitou a chance no último game da partida.

Décamps cai na estreia na Lituânia
Já pelo challenger de Vilnius, na Lituânia, o paulista Gabriel Décamps foi eliminado ainda na rodada de estreia. O jovem de 23 anos e 277º do ranking foi superado pelo bósnio Nerman Fatic, 195º do mundo e cabeça 6 do torneio em quadras duras, com parciais de 6/4 e 7/5 em 1h49 de partida nesta terça-feira.

Décamps atingiu o melhor ranking da carreira em setembro, quando ocupou o 262º lugar. Na atual temporada, o paulista venceu 13 jogos em chaves principais de challenger de Nonthaburi, na Tailândia, e quartas em outros três challengers.

Comentários