Notícias | Dia a dia | US Open
Suárez vence Sharapova volta às quartas após 5 anos
03/09/2018 às 22h01

Suárez Navarro completou 30 anos nesta segunda-feira

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - No dia em que comemorou seu aniversário de 30 anos, Carla Suárez Navarro marcou uma expressiva vitória. A experiente espanhola, que já foi número 7 do mundo e atualmente ocupa o 24º lugar, garantiu vaga nas quartas de final do US Open ao eliminar a russa Maria Sharapova, ex-líder do ranking e campeã de 2006, com 6/4 e 6/3 em 1h31 de partida.

Suárez Navarro chega às quartas de final de um Grand Slam pela sétima vez na carreira profissional e pela segunda vez no ano, repetindo o que já havia feito na Austrália. Em Nova York, a experiente espanhola já havia chegado às quartas no ano de 2013. Ela agora enfrenta a norte-americana Madison Keys, 14ª colocada e para quem perdeu os três duelos anteriores, em busca de sua primeira semifinal de Grand Slam.

Esta foi apenas a segunda vitória de Suárez Navarro em seis jogos diante da russa, sendo que a anterior havia acontecido ainda em 2014 em Montréal. A espanhola também impõe a primeira derrota de Sharapova em 23 partidas disputadas na sessão noturna do Arthur Ashe Stadium.

Ainda que Sharapova tivesse dois break points logo no segundo game da partida, a primeira a quebrar foi Suárez Navarro. A espanhola usava muito bem o backhand na cruzada para abrir a quadra e mexer bastante a russa do fundo. A estratégia aliada um jogo firme da linha de base e ao mau desempenho da russa no saque rendeu quatro games seguidos à ex-top 10.

A russa devolveu uma das quebras, mas seguia sem conseguir confirmar o serviço. Quando liderava por 5/2, Suárez Navarro teve a chance de sacar para o set, mas não aproveitou e perdeu o game de zero. Sharapova ganhou confiança, reduziu a diferença para 5/4 e ainda colocou a rival em um perigoso 0-30. Mas quando estava a dois pontos de buscar o empate, a russa iniciou uma péssima sequência na escolha dos golpes e cometeu quatro erros não-forçados seguidos.

O segundo set começou com uma troca de quebras entre as duas jogadoras. Sharapova só esteve à frente no placar quando liderou por 2/1, já que Suárez Navarro voltaria a quebrar no quinto game. Mesmo com o serviço bastante ameaçado na sequência, a espanhola conseguiu se manter na dianteira depois de salvar dois break points. Com a espanhola já vencendo por 5/3, Sharapova estava perto de confirmar o saque e passar a pressão para o outro lado, mas fez um erro não-forçado e uma dupla falta. O game foi prolongado e a ex-top 10 conseguiu quebrar pela quinta vez na partida para sacramentar a vitória.

Comentários