Notícias | Dia a dia
Bia poderá lutar pelo top 10 de duplas no Finals
23/10/2022 às 09h26
Matheus Dalcim

Primeira brasileira a garantir vaga para o WTA Finals, desde a criação do evento final de temporada em 1972, Beatriz Haddad Maia também ganhou chance de brigar por um posto entre as 10 primeiras do mundo no ranking individual de duplas.

Ao atingir a decisão do 1000 de Guadalajara neste domingo, a paulista de 26 anos já garantiu a entrada inédita no top 20 de duplas, saltando do atual 21º para ao menos o 14º, podendo ainda ser 13ª se a australiana Storm Sanders, parceira de Luísa Stefani, perder na semifinal deste domingo.

Em caso de título no México, em final prevista para as 22 horas, Bia poderá então atingir o 11º lugar, dois postos atrás de sua parceira, a cazaque Anna Danilina, que no momento é a 19ª do ranking.

Mesmo com eventual vice, a brasileira chegará ao Finals apenas 95 pontos atrás da americana Nicole Melichar, que não se classificou para Fort Worth e é a atual número 9.

Até hoje, apenas seis brasileiros figuraram em algum momento no top 10 dos rankings e Gustavo Kuerten é o único em simples. O feito já também obtido pelos duplistas Marcelo Melo (1º), Bruno Soares (3º), Cássio Motta (4º), Carlos Kirmayr (6º) e Luísa Stefani (9º).

Top 20 em simples
Em simples, já com seu calendário encerrado em 2022, Bia manterá nesta segunda-feira o 18º lugar mesmo com derrota na estreia de Guadalajara. Ela será assim a primeira brasileira a encerrar uma temporada no top 20, desde que o ranking profissional feminino foi criado, em 1975.

No dia 22 de agosto, Bia chegou a ocupar o 15º posto, o mais alto de qualquer outro tenista brasileiro exceto Gustavo Kuerten, que permanece o único a atingir o top 10 de simples na Era Aberta.

Comentários