Notícias | Dia a dia
Stefani leva a melhor em cima de Bia e é campeã
24/10/2022 às 00h14

Guadalajara (México) - Em mais um dia histórico para o tênis feminino brasileiro, a ex-top 10 Luísa Stefani venceu o duelo contra Bia Haddad Maia na inédita final de WTA que reuniu duas tenistas nacionais em lados opostos da quadra.

Stefani e a australiana Storm Sanders venceram Bia e a cazaque Anna Danilina, a oitava melhor dupla desta temporada, com parciais de 7/6 (7-4), 6/7 (2-7) e 10-8, na decisão do WTA 1000 de Guadalajara. As campeãs dividiram US$ 120 mil e as vices, US$ 67,6 mil.

Este foi o quinto troféu de duplas em 13 finais já disputadas por Stefani e o segundo de nível 1000. No ano passado, ela foi campeã em Montréal, ao lado da canadense Gabriela Dabrowski, com quem também foi finalista em Cincinnati. Sua outra final de WTA 1000 foi em Miami, no ano passado, com a norte-americana Hayley Carter. Também foi o segundo no seu retorno às quadras, ocorrido em setembro, após um ano de afastamento.

Bia também buscava o quinto troféu de duplas da carreira e o mais importante deles. A canhota de 26 anos venceu neste ano em Sydney, com Danilina, e em Nottingham, com Shuai Zhang, e já tinha títulos em Bogotá de 2015 e 2017. Ela e a cazaque também foram à final do Australian Open e com tudo isso estão garantidas no WTA Finals de Fort Worth.

Stefani, que chegou a aparecer fora do top 700 antes de ganhar Chennai, dá um grande salto no ranking com os pontos de Guadalajara e nesta segunda-feira já será a 55ª colocada. A parceira Sanders terá sua maior marca, com o nono posto. Bia por sua vez dá outro avanço, indo do 21º para o 13º, imediatamente atrás de Danilina.

Final de primeiro set tenso
Os seis primeiros games viram bons jogadas junto á rede das duas duplas e domínio das sacadoras, até que Danilina não encaixou os primeiros serviços e viu espertas devoluções com bolas baixas e avanço à rede das adversárias. Isso desestabilizou a dupla de Bia, que perdeu o serviço com dupla falta da cazaque.

Seria um início de momentos muito instáveis das duas duplas. A reação foi imediata, com respostas ruins da australiana e um erro de smash de Stefani para permitir empate por 4/4. Mas falhas cruciais tiraram o serviço de Bia e aí Luísa sacou com 5/4 para o set, mas ela e Sanders também falharam em dois voleios e cederam nova igualdade com dupla falta.

No saque da australiana, Danilina chegou a ter set-point porém mandou devolução muito longe. A definição foi mesmo ao tie-break e novamente a cazaque se mostrou a menos consistente em quadra.

Reação no segundo set
Bia e Danilina fizeram ótimas devoluções para abrir o segundo set com quebra e por pouco não tiraram outro serviço para ir a 3/0. O desperdício custou caro. Stefani e Sanders chegaram ao empate no quarto game com muita precisão na rede e se mantiveram à frente do placar, o que criava cada vez mais pressão sobre as adversárias.

Foi exatamente o que aconteceu no 'ponto decisivo' do oitavo game, em que a cazaque errou um voleio alto fácil e permitiu que Stefani sacasse para o título. Os nervos apareceram, a parceria não finalizou pontos, e a dupla de Bia conseguiu nova reação, levando a novo desempate. Bia comandou as ações e ficou tudo igual.

O match tie-break começou com ótimo trabalho de rede de Bia e animação maior de Danilina, que chegaram a 4-1 vibrando em todos os pontos. As sacadoras vingavam, a distância foi a 6-3 e, com 7-5, Sanders conseguiu paralela incrível de resposta e diminuiu para 7-6, com saque de Stefani. Houve o empate, mas então a cazaque fez ótima antecipação na rede para ir a 8-7 e dar a Bia condições de fechar com o saque. Que nada. Não marcaram pontos e por fim Sanders sacou para um título muito suado.

Comentários