Notícias | Dia a dia
Alcaraz vence de virada e estreia bem na Basileia
24/10/2022 às 17h34

Esta é apenas a segunda vitória de Alcaraz desde sua chegada ao topo do ranking

Foto: Swiss Indoors Basel

Basileia (Suíça) - Líder do ranking mundial, Carlos Alcaraz estreou com uma vitória de virada no ATP 500 da Basileia, disputado em quadras duras e cobertas. O espanhol precisou de três sets e 2h17 para vencer o britânico Jack Draper, 45º do ranking, por 3/6, 6/2 7/5 nesta segunda-feira. Seu próximo rival pode ser o holandês Botic van de Zandschulp ou o francês Adrian Mannarino.

"Eu sofri um pouco no começo do jogo, cometi alguns erros. Queria ser muito agressivo, mas essa quadra é mais lenta que as de outros torneios, então precisei mudar as minhas táticas no segundo set. Sabia que o Draper está jogando bem é que é um adversário perigoso, então precisava estar focado", disse Alcaraz após a partida.

Esta foi a 53ª vitória de Alcaraz na temporada, mas apenas a segunda desde a conquista do US Open e chegada ao topo do ranking. "Não tive muito tempo para comemorar o US Open e o número 1, porque agora eu já tenho novos objetivos e preciso de mais foco para estar preparado para os novos desafios deste ano".

Alcaraz teve muitas dificuldades com o saque durante o set inicial, especialmente quando dependia do segundo serviço. Ele fez apenas 25% desses pontos e foi ameaçado em três games distintos. O espanhol até escapou de uma chance de quebra ainda no game de abertura, mas não evitou a perda de dois games de saque para Draper. O britânico só enfrentou dois break-points na parcial, ambos no oitavo game.

A reação do espanhol veio logo na abertura do segundo set, quando ele conseguiu duas quebras seguidas e já largou com 4/0 no placar. Muito mais consistente no saque, ele não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço. Já no set decisivo, Alcaraz conseguiu uma quebra cedo e fez 4/2, cedeu o empate no oitavo game, mas voltaria a quebrar já no penúltimo game da partida. Sacando para o jogo, o espanhol ainda escapou de dois break-points antes de fechar.

Alcaraz terminou o jogo com 40 bolas vencedoras e errou 22 vezes. Já Draper marcou 25 winners e 10 erros não-forçados. O espanhol aproveitou quatro de suas nove oportunidades de quebra e só perdeu três games de serviço.

Comentários