Viena (Áustria) - Assim como aconteceu na semana passada, o austríaco Dominic Thiem esteve a uma vitória de voltar ao top 100, mas novamente ele não conseguiu alcançar o feito. O algoz agora foi o russo Daniil Medvedev, que fez valer a condição de cabeça de chave 1 no ATP 500 de Viena e bateu o tenista da casa em sets diretos, com duplo 6/3 anotado em 1h39 de confronto.
Medvedev segue firme na disputa e chega às quartas de final sem perder set. Seu próximo adversário sairá do duelo entre o italiano Jannik Sinner, sexto pré-classificado, e o argentino Francisco Cerundolo. Ele bateu o italiano nas três vezes que se cruzaram até então e ainda não enfrentou o argentino pelo circuito.
O jogo foi equilibrado e definido nos detalhes. Com aproveitamento de saque bem superior (71% contra 57%), Medvedev teve mais tranquilidade, salvou o único break-point que enfrentou e aproveitou metade dos seis que teve a seu favor. Ele também cometeu menos erros não forçados (12 a 23), enquanto nas bolas vencedoras cada um terminou com 21.
No primeiro set, a definição veio apenas na reta final, com o russo anotando uma quebra no sétimo, salvando um break-point no oitavo e conseguindo bater o serviço de Thiem novamente no nono e último game. Já a história da segunda parcial foi diferente, com Medvedev obtendo vantagem já no quarto game e administrando a dianteira até o final para ficar com a vitória.
Também já garantiu seu lugar nas quartas o polonês Hubert Hurkacz, quinto favorito, que precisou de 2h19 para derrubar o finlandês Emil Ruusuvuori por 2 sets a 1, com placar final de 7/5, 4/6 e 6/3. Na próxima rodada, o polonês terá pela frente quem passar do duelo entre o croata Borna Coric e o grego Stefanos Tsitsipas, cabeça de chave 2.