Paris (França) - Depois de ter atuado em Gijón, Estocolmo e Viena nas últimas semanas, Thiago Monteiro segue atuando em quadras duras e cobertas na Europa e disputará seu último torneio da temporada no Masters 1000 de Paris. O número 1 do Brasil e 66º do mundo está no quali e precisa de duas vitórias para entrar na chave principal.
Monteiro estreia neste sábado, por volta de 6h30 (de Brasília), contra o convidado local de 26 anos Hugo Grenier, 118º do ranking, em confronto inédito no circuito. Em caso de vitória, o cearense pode enfrentar outro francês, o 69º colocado Quentin Halys, ou o argentino Pedro Cachin, 55º do mundo. Em torneios da série Masters 1000, Monteiro tem cinco participações em chaves principais e ainda busca uma vitória inédita.
Há duas semanas, Monteiro atingiu o melhor ranking da carreira, quando ocupou o 61º lugar. O cearense de 28 anos ainda tem a receber os 20 pontos conquistados na semana passada em Viena, onde ele furou o quali e caiu diante de Grigor Dimitrov na estreia da chave principal. A projeção no site da ATP é de que ele deve manter sua atual posição, mesmo com o ganho de pontos.
Uma vitória na estreia do quali vale 16 pontos no ranking, com 25 para quem furar o quali e entrar na chave principal. Embora não defenda pontos no dia 7 de novembro, ele tem 16 a descartar de seu pior resultado válido. Dessa forma, são necessárias duas vitórias para que ele aumente sua pontuação atual no ranking.