Guangzhou (China) - Começou nesta segunda-feira o WTA de Guangzhou e logo no primeiro dia a chuva apareceu para atrapalhar a competição, alterando a programação e interrompendo dois jogos no meio. Principal favorita, a francesa Alizé Cornet ganhou um tempo extra para tentar sair do buraco que se meteu, já que perdia para a norte-americana Jennifer Brady por 6/0 e 2/1 quando o jogo foi interrompido.
Outro jogo que não terminou foi entre a romena Ana Bogdan e a norte-americana Christina McHale, que disputaram apenas seis games, com a primeira liderando o primeiro set por 4/2 quando o duelo foi paralisado. Mais cinco partidas marcaram a primeira rodada da competição em que as favoritas fizeram sua parte e avançaram para a fase seguinte.
Quinta mais bem cotada, a cazaque Yulia Putintseva não tomou conhecimento da espanhola Sara Sorribes e cedeu apenas dois games à rival, triunfando com parciais de 6/1 e 6/1. Sua próxima adversária será a alemã Sabine Lisicki, que superou a convidada russa Vera Zvonareva em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/2.
A bielorrussa Vera Lapko, sétima pré-classificada, também não teve trabalho para superar a estreia no torneio, passando pela norte-americana Vania King com o placar final de 6/2 e 6/1. Ela enfrentará na segunda rodada a francesa Fiona Ferro, responsável pela eliminação da convidada da casa Xiyu Wang com duplo 6/3.
Fechando a lista de vitoriosas do dia aparece a norte-americana Bernarda Pera, que teve pela frente a polonesa Magdalena Frech e saiu de quadra vitoriosa, anotando parciais de 7/6 (7-3) e 6/1. Na próxima fase, Pera terá como oponente ou a sérvia Ivana Jorovic, vinda do qualificatório, ou a eslovaca Viktoria Kuzmova, cabeça de chave número 6.