Notícias | Dia a dia
Bia e Danilina derrubam 2ª melhor dupla do ano
02/11/2022 às 00h05

Bia e Danilina superaram Dabrowski e Olmos na primeira rodada do Finals

Foto: Divulgação

Fort Worth (EUA) - Primeira jogadora brasileira a disputar uma edição do WTA Finals, Beatriz Haddad Maia estreou na chave de duplas com uma grande vitória ao lado da cazaque Anna Danilina. Elas venceram a canadense Gabriela Dabrowski e a mexicana Giuliana Olmos, segunda melhor dupla da temporada, por 7/5 e 6/0 em 1h12 de partida nesta terça-feira. 

Com o resultado, Bia e Danilina terminam a primeira rodada do Finals na liderança do Grupo Pam Shriver em Fort Worth. Elas enfrentam na próxima quinta-feira a belga Elise Mertens e a russa Veronika Kudermetova, que venceram a ucraniana Lyudmyla Kichenok e a letã Jelena Ostapenko por 3/6, 6/1 e 10-6. Já Dabrowski e Olmos enfrentarão Kichenok e Ostapenko em busca da recuperação no torneio.

Paulista de 26 anos, Bia é número 15 do mundo em simples e 13ª entre as duplistas. Uma vitória no Finals rende 250 pontos no ranking e mais uma premiação de US$ 20 mil, além dos US$ 30 mil pela participação. "É incrível ver os brasileiros torcendo por mim. Tive um ano muito especial e trabalhei demais para chegar aqui", disse Bia, durante a entrevista em quadra.

"Nunca é fácil disputar uma primeira rodada. Sabíamos que as adversárias são duríssimas e que poderíamos ficar frustradas em alguns momentos, mas tentamos subir ainda mais o nível e continuar melhorando depois do primeiro set. Estou muito orgulhosa do que fizemos hoje", avaliou a atual número 1 do Brasil.

Danilina também destacou a grande partida da brasileira e mostrou bom humor. "A Bia, além de ser uma grande jogadora de duplas, é também uma grande jogadora de simples. Então o saque e as devoluções dela me deram mais confiança. Quando ela está embalada, é ótimo. Eu não preciso fazer muita coisa".

A temporada de Bia e Danilina teve como principais resultados o título do WTA 500 de Sydney, torneio em que venceram Dabrowski e Olmos pelo caminho, e as finais do Australian Open e do WTA 1000 de Guadalajara. Já a canadense e a mexicana foram campeãs em Madri e Tóquio e finalistas em Roma e San Diego, e embora tenham feito um ano consistente nos torneios de nível 500 e 1000, só chegaram às quartas no US Open.

O primeiro set da partida teve sete quebras de serviço. Ainda no primeiro game, Bia conseguiu quebrar o saque de Dabrowski ao marcar um winner de devolução com o backhand na paralela. O jogo começou com quatro quebras seguidas. E foram mais três já no fim da parcial. Com a brasileira no saque e 5/4 no placar, elas perderam dois set-points, um deles com uma dupla falta, mas Bia foi decisiva em um rali de fundo para buscar uma nova quebra antes de Danilina fechar o set em um rápido game de saque.

Por sua vez, Dabrowski não vinha bem em seu saque. Quebrada duas vezes em seus games no primeiro set, a canadense também perdeu o serviço em mais duas oportunidades na segunda parcial. Uma dessas quebras aconteceu logo no game de abertura e deu ainda mais confiança para Bia e Danilina, que assumiram o controle da partida e definiram a disputa em sets diretos, aplicando um 'pneu' contra a segunda melhor dupla do ano. Elas terminaram o jogo com sete quebras contra três de Dabrowski e Olmos.

Comentários