Paris (França) - Acabou nesta quinta-feira a carreira do francês Gilles Simon, que depois de duas grandes vitórias no Masters 1000 de Paris não foi páreo para a grande fase de Felix Auger-Aliassime. Tenista do momento, o canadense venceu a 15º consecutiva e bateu o atleta da casa em sets diretos, com parciais de 6/1 e 6/3, em 1h32 de confronto.
Ocupando atualmente a modesta 188ª colocação no ranking, Simon já foi top 10 e chegou ao sexto lugar em 2009. Na campanha de despedida, o francês de 37 anos deixou pelo caminho dois grandes nomes, primeiro superou o ex-número 1 do mundo Andy Murray e em seguida vence o nono pré-classificado Taylor Fritz, para só parar diante de Aliassime.
Classificado para as quartas de final do torneio, o canadense enfrentará na próxima partida o norte-americano Frances Tiafoe, que derrubou o australiano Alex de Minaur em sets diretos, com placar final de 6/3 e 7/6 (7-5). Aliassime tentará não apenas manter sua invencibilidade no momento, mas também nos duelos contra Tiafoe, uma vez que o venceu nos dois encontros anteriores.
Aliassime conseguiu se impor desde o começo e venceu os três primeiros games da disputa. Dominante com o saque, ele não abriu brechas para Simon, que voltou a perder o serviço no sexto game e logo em seguida perdeu o primeiro set, vencendo apenas 48% dos pontos com o saque contra 76% do rival canadense.
Na segunda parcial as coisas ficaram mais equilibradas e o francês até teve suas chances, deixando escapar um break-point no segundo game e outro no quarto. Em contrapartida, Aliassime foi preciso e aproveitou as duas oportunidades que teve, conquistado uma quebra no sétimo game e depois outra no nono e último.