Notícias | Dia a dia
Fonseca vence duelo de 3h e Brasil supera a França
03/11/2022 às 15h48

Fonseca venceu os três jogos que fez nesta semana pela Copa Davis Júnior

Foto: Srdjan Stevanovic/ITF

Antalya (Turquia) - A primeira fase da Copa Davis Júnior terminou com mais um ótimo resultado para o Brasil. Depois de vencer os confrontos contra Marrocos e Paraguai, garantindo a classificação antecipada para as quartas de final, os brasileiros venceram a França nesta quinta-feira por 2 a 1 e ficaram com a primeira posição do Grupo C. A competição entre jogadores de até 16 anos é disputada nas quadras de saibro de Antalya, na Turquia.

No primeiro jogo da série, o mineiro Pedro Rodrigues venceu o francês Thomas Faurel por 6/1, 3/6 e 6/4 em 2h20 de partida. Logo na sequência, foi a vez de o carioca João Fonseca vencer um duelo com 3h05 de duração contra Theo Papamalamis, com parciais de 6/7 (5-7), 6/3 e 7/6 (7-4). Foram necessários cinco match-points para que o brasileiro conseguisse fechar o jogo.

Fonseca mostrou um tênis agressivo nos momentos decisivos da partida, ao comandar os pontos desde a primeira bola, seja no saque ou mesmo nas devoluções. Ele também tentou ficar mais próximo da linha de base e subindo à rede sempre que possível, com ótimo desempenho. O carioca, atual 44º do ranking mundial juvenil, venceu os três jogos que fez em simples nesta semana.

Com o confronto já definido, a França conseguiu uma vitória nas duplas. Thomas Faurel e Lucas Marionneau venceram Gustavo Almeida e Pedro Rodrigues por 4/0 e 4/1.

O Brasil faz sua 26ª participação na Davis Júnior e foi terceiro colocado em 2006. No ano passado, a equipe nacional terminou em nono lugar.

Duelo contra a Austrália nas quartas de final
O próximo confronto do Brasil na Copa Davis Júnior será nesta sexta-feira contra a Austrália, que ficou em segundo lugar do grupo A, atrás da Espanha. E quem vencer encara Itália ou Japão. Do outro lado da chave, a Espanha enfrenta a França, enquanto a República Tcheca encara os Estados Unidos.

Paralelamente está sendo disputada a Copa Billie Jean King Júnior, com os seguintes confrontos das quartas: Estados Unidos contra a Alemanha, Argentina diante da Sérvia, Austrália contra o Japão, e República Tcheca contra a anfitriã Turquia. No ano passado, as tchecas foram campeãs.

Comentários