Notícias | Dia a dia
Brasil vence a Itália e está na final da Davis Júnior
05/11/2022 às 10h00

João Fonseca venceu todos os cinco jogos que fez pela competição até aqui

Foto: Srdjan Stevanovic/ITF

Antalya (Turquia) - Pela primeira vez em 26 participações, o Brasil disputará a final da Copa Davis Júnior. A competição entre jogadores de até 16 anos está sendo disputada nas quadras de saibro de Antalya, na Turquia. A equipe formada pelo carioca João Fonseca, o mineiro Pedro Rodrigues e o paranaense Gustavo Almeida venceu a semifinal deste sábado contra a Itália por 2 a 1.

Este já é o melhor resultado do Brasil na história da competição, que é realizada desde 1985. Até então, a campanha de maior destaque havia sido um terceiro lugar em 2006, quando o time contava com André Stabile, Fabrício Neis e Henrique Cunha.

O confronto diante do time italiano começou com a derrota de Pedro Rodrigues, 253º no ranking juvenil da ITF, para Lorenzo Carboni, 180º colocado, por 7/6 (7-4) e 6/0. Coube a João Fonseca, 44º do mundo, empatar a série ao derrotar Federico Cina, 89º do ranking, por 6/2 e 6/3. Esta foi a quinta vitória seguida de Fonseca na competição.

A definição ficou para o jogo de duplas. João Fonseca e Gustavo Almeida, venceram a parceria formada por Lorenzo Carboni e Federico Cina por 7/6 e 6/3, garantindo a inédita classificação do Brasil para a final da competição. O capitão Rodrigo Ferreiro acompanha os juvenis brasileiros na Turquia.

"É diferente jogar por um time e não apenas para você mesmo. Pedro e eu fomos rivais quando éramos mais jovens, mas agora somos um time e é ótimo vencer pelo seu país”, disse Fonseca, em entrevista ao site da ITF. "O tênis costuma ser um jogo individual, mas aqui jogamos em equipe e vibramos com nossos amigos. Há momentos em que fomos e seremos adversários, mas estamos torcendo um pelo outro aqui, o que significa muito".

Os brasileiros se classificaram para a Davis Júnior como campeões do Sul-Americano da categoria de forma invicta. João Fonseca marcou recentemente seus dois primeiros pontos na ATP. Rodrigues também debutou no ranking profissional na última segunda-feira com um ponto. Já Almeida tem pontos no ranking de duplas da ATP, depois de chegar às quartas no challenger do Rio de Janeiro, justamente ao lado de seu parceiro carioca.

Final contra os Estados Unidos no domingo
O Brasil enfrentará na final o time dos Estados Unidos, formado por Alexander Razeghi e os irmãos gêmeos Kaylan e Meecah Bigun. O time norte-americano venceu a França na semifinal deste sábado por 2 a 1. Os Estados Unidos são tricampeões da Davis Júnior e disputaram mais seis finais.

Tchecas e norte-americanas na final feminina
País com enorme tradição no tênis feminino, a República Tcheca está de volta à final da Copa Billie Jean King Júnior. O time formado por Tereza Valentova, Lucie Urbanova e Magdalena Smekalova venceu a semifinal contra o Japão por 2 a 1. As tchecas são atuais campeãs da competição e têm cinco títulos e quatro vices. As adversárias na final serão as norte-americanas, que venceram a Sérvia por 2 a1. O time dos Estados Unidos tem seis títulos e três vices e levou à Turquia as jogadoras Valerie Glozman e Clervie Ngounoue e Iva Jovic.

Nadal, Barty, Iga e Alcaraz já venceram a competição
As Copas Davis e a Copa Billie Jean King Júnior já apresentaram lendas do esporte como Lindsay Davenport em 1991, Gustavo Kuerten em 1992, Roger Federer em 1996, Rafael Nadal (campeão em 2002), Ashleigh Barty (campeã em 2011) e os atuais líderes do ranking da ATP Carlos Alcaraz (campeão em 2018) e da WTA Iga Swiatek (campeã em 2016). Recentemente, os canadenses Felix-Auger Aliassime e Denis Shapovalov e a norte-americana Coco Gauff também levaram seus países ao título.

Comentários