Notícias | Dia a dia
Bia e Danilina sofrem virada e se despedem do Finals
05/11/2022 às 17h51

Bia e Danilina tiveram uma vitória e duas derrotas nesta edição do WTA Finals

Foto: Divulgação

Fort Worth (EUA) - Primeira jogadora brasileira a disputar uma edição do WTA Finals, Beatriz Haddad Maia encerrou sua participação no torneio neste sábado. Depois de uma vitória e uma derrota nas duas primeiras partidas, Bia e a cazaque Anna Danilina perderam na terceira rodada da fase de grupos, superadas pela ucraniana Lyudmyla Kichenok e a letã Jelena Ostapenko por 6/7 (7-9), 6/4 e 10-8 em 2h02 de partida.

O resultado acaba com as chances de classificação de Bia e Danilina para a semifinal. Já Kichenok e Ostapenko têm uma chance, caso a dupla de Elise Mertens e Veronika Kudermetova vença o duelo contra Gabriela Dabrowski e Giuliana Olmos no fim da rodada. Elas estão no Grupo Pam Shriver do Finals, que ainda está indefinido. Já o Grupo Rosie Casals tem as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova em primeiro e a norte-americana Desirae Krawczyk e a holandesa Demi Schuurs em segundo.

O próximo compromisso de Bia na temporada será o confronto entre Brasil e Argentina pelos playoffs da Copa Billie Jean King. A equipe nacional também terá Laura Pigossi, Carolina Meligeni Alves, Luísa Stefani e Ingrid Martins. Os jogos acontecem na cidade argentina de Tucumán. Quem vencer disputará no início do ano que vem o qualificatório mundial, que dá vaga para a fase final de 2023.

Em um primeiro set inteiramente sem quebras e com uma hora de duração, Bia e Danilina tiveram que escapar de dois set-points, ambos com erros de devolução de Ostapenko. O primeiro momento de risco foi quando as rivais lideravam o placar por 5/4 e Bia estava no serviço. A letã buscou um winner de forehand na paralela, mas a bola saiu por pouco. Já no tiebreak, durante o serviço de Danilina, Ostapenko jogou uma devolução na rede e perdeu o set-point.

Os games de serviço da cazaque eram os mais tranquilos entre as quatro jogadoras em quadra no set inicial, com só dois pontos perdidos até o 6/6. Bia e Danilina tiveram apenas um break-point na parcial no 5/5, mas Kichenok conseguiu manter o saque. Durante o equilibrado tiebreak, a cazaque teve bom desempenho nas devoluções. Ela aproveitou o segundo saque da letã para atacar a ucraniana na rede, e Bia venceu a disputa do ponto que definiu o set.

Logo no início do segundo set, Bia e Danilina saíram vencendo por 2/0. Foi um momento muito bom da cazaque na partida, sendo decisiva tanto na rede quanto do fundo de quadra. Mas aos poucos, Kichenok e Ostapenko conseguiram reagir e assumir o controle da partida. Elas conseguiram vencer cinco games seguidos, com três quebras e escapando de um break-point no serviço da letã. Em uma dupla falta da ucraniana, Bia e Danilina diminuíram a diferença para 5/3, mas Ostapenko definiu a parcial em seu serviço.

Com um set para cada lado, já era certo que Bia e Danilina teriam que esperar até o fim da rodada para saber se sairiam classificadas ou não, mas não poderiam sofrer a virada, que resultaria na eliminação do torneio. Embora Kichenok e Ostapenko tenham começado à frente e liderado por 4-2, a brasileira e a cazaque conseguiram reagir na partida e viraram para 6-4, mas as rivais retomaram a liderança e chegaram a 9-7. Bia salvou um match-point no saque, mas as rivais definiriam a disputa em três sets.

Comentários