Notícias | Dia a dia
Para capitão do Brasil, título supera a expectativa
06/11/2022 às 15h15

Equipe brasileira conquistou a Davis Júnior com vitória sobre os Estados Unidos na final

Foto: Divulgação

Antalya (Turquia) - A inédita conquista da Copa Davis Júnior para o tênis brasileiro superou a expectativa até mesmo do capitão da equipe, Rodrigo Ferreiro. Presente pela terceira vez na competição, ele acreditava que o time de João Fonseca, Pedro Rodrigues e Gustavo Almeida pudesse ficar entre os primeiros colocados, mas que o time conseguiu ir além ao lidar muito bem as situações adversas ao longo da semana de competição.

"A minha expectativa era chegar entre os cinco melhores. A equipe havia feito um ótimo Sul-Americano e nos deu uma noção do que poderia render aqui na Turquia. É claro que aqui o nível sobe bastante, mas os meninos se saíram muito bem com adversários de características diferentes nesses seis jogos", explicou Ferreiro após o título deste domingo, quando o Brasil venceu os Estados Unidos.

A campanha para o título começou com vitórias sobre Marrocos, Paraguai e França na fase de grupos, seguidos por um duelo contra a Austrália nas quartas e Itália na semi, antes da final diante do time norte-americano. Para o paranaense Gustavo Almeida, que abriu a série final vencendo Meecah Bigun (8-6) e 6/0, a virada diante da Itália na semifinal deu a confiança necessária para o título. "Foi contra os italianos que ganhamos a confiança para chegar com força máxima na final. Depois daquele confronto, sabíamos que não teríamos adversidades suficientes para tirar a nossa vitória".

O carioca João Fonseca, 44º do ranking mundial juvenil, venceu todos os seis jogos de simples que disputou, perdendo apenas um set. Ele também teve 100% de aproveitamento nas duplas, jogando ao lado de Gustavo Almeida contra marroquinos e italianos. "O sentimento é inexplicável. Estou muito feliz junto com a equipe, onde cada um exerceu o seu papel da melhor maneira possível nessa conquista. Esse título vai para todos que vem nos acompanhando e dando suporte para estarmos tão longe de casa para representar o país e levar essa taça para casa,” relatou.

Fonseca é acompanhado de perto pelo ex-jogador profissional André Sá, que chegou a ser número 55 do mundo e destacou a experiência de seu mentor. "Andre jogou muitas vezes pela Copa Davis e me contou algumas de suas experiências", disse ao site da ITF. "Ele me dizia que foi essas eram as melhores semanas do ano e que ele se divertia muito torcendo por seus amigos. Eu posso sentir agora o que ele queria dizer".

Para o mineiro Pedro Rodrigues, que recentemente marcou seu primeiro ponto na ATP, a união da equipe fez com que o lugar mais alto no pódio fosse possível. "O grupo realmente fez a diferença na Copa Davis. Todos sempre se ajudavam dentro e fora de quadra para que o time estivesse 100% na hora dos jogos".

Comentários