Tucumán (Argentina) - O sorteio realizado na manhã desta quinta-feira definiu a ordem das partidas entre Brasil e Argentina pelos playoffs da Billie Jean King Cup. O confronto, disputado em quadra de saibro na cidade de Tucumán, vale vaga no qualificatório mundial de 2023. Os jogos de sexta-feira começam às 12h (de Brasília), enquanto a rodada de sábado começa às 11h.
A número 15 do mundo Beatriz Haddad Maia atua na abertura da programação. Bia enfrenta Nadia Podoroska, ex-top 40 e atual 206ª do ranking. A brasileira venceu os dois dos três duelos anteriores entre elas no circuito profissional. Todos esses encontros aconteceram em 2016. A vitória da Argentina foi por Zonal Americano da Billie Jean King Cup de seis anos atrás.
Adversária de Bia nesta sexta-feira, Podoroska foi semifinalista de Roland Garros em 2020 e alcançou o 36º lugar do ranking no ano passado, a argentina ficou 10 meses sem jogar, entre o US Open do ano passado e Wimbledon deste ano. Ela teve uma tendinopatia do isquiotibial proximal direito, um problema no tendão do músculo localizado na parte de trás da coxa. Em setembro, ela jogou uma semifinal de WTA em Chennai.
Pigossi enfrenta Ormaechea no segundo jogo
No segundo jogo do dia, a número 2 do Brasil e 114ª do mundo Laura Pigossi enfrenta a experiente Paula Ormaechea, ex-top 60 e atual 184ª colocada. O único duelo anterior entre elas foi vencido por Ormaechea há seis temporadas.
"Sei bem como a Paula atua em quadra, nós jogamos juntas desde pequenas. O que preciso fazer agora é focar no meu jogo e me concentrar naquilo que venho treinando", disse Laura Pigossi, a respeito de sua adversária nesta sexta.
Chance de Bia e Stefani jogarem juntas nas duplas
A rodada de sábado começa com a partida entre Bia e Ormaechea. Elas já se enfrentaram duas vezes, e cada jogadora venceu uma. A vitória de Bia aconteceu na grama em 2019. Na sequência, Laura Pigossi enfrenta Nadia Podoroska.
Um eventual jogo de duplas aconteceria apenas no quinto jogo do confronto. Se houver necessidade, a capitã Roberta Burzagli escalou Bia Haddad Maia e Luísa Stefani para enfrentar Julia Riera e María Lourdes Carlé. Mas existe a possibilidade de fazer mudanças nas escalações.
"As escolhas da capitã argentina não fogem muito do esperado. Nós já vínhamos estudando as adversárias e a formação feita está dentro do que planejamos. Agora é só nos prepararmos da melhor forma e fazer o máximo para garantir a vaga", comentou a capitã da equipe brasileira.
A equipe brasileira em Tucuman ainda conta com Carol Meligeni e Ingrid Martins. Já a Argentina também tem a jovem jogadora Solana Sierra, de 18 anos, como opção da capitã Mercedes Paz. Se vencer, o Brasil voltará ao qualificatório mundial da competição depois de três anos. Em 2020, a equipe nacional foi superada pela Alemanha em Florianópolis.