Notícias | Dia a dia
Tchecas eliminam norte-americanas e voltam à semi
11/11/2022 às 18h03

A canhota Marketa Vondrousova teve grande atuação diante de Danielle Collins

Foto: Daniel Kopatsch/Paul Zimmer

Glasgow (Escócia) - No encontro entre os dois países com maior número de títulos da Billie Jean King Cup, a República Tcheca levou a melhor sobre os Estados Unidos e ficou com a primeira posição do Grupo D, em Glasgow. As tchecas têm 11 títulos na competição, sendo seis na última década entre 2011 e 2018. Após eliminarem as norte-americanas, donas de 18 conquistas, elas enfrentarão a Suíça neste sábado às 13h (de Brasília). Já a outra semifinal será às 7h entre Austrália e Grã-Bretanha, que jogam em casa.

A vitória tcheca no confronto começou com a canhota Marketa Vondrousova, 99ª do ranking, superando Danielle Collins, 14ª do ranking, por duplo 6/3 em 1h12 de partida. Ao longo da rápida partida, soube variar bem de jogo, dominando algumas trocas de fundo com seus golpes potentes, mas também usando recursos que quebravam o ritmo da adversária, como drop-shots, slices e subidas à rede.

"Sabia que seria uma partida difícil. Ela é uma grande jogadora e já nos enfrentamos duas vezes, embora esses confrontos tenham sido há muito tempo", disse Vondrousova na entrevista em quadra. Ela marcou sua terceira vitória sobre Collins no circuito.

Finalista de Roland Garros em 2019 e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Vondrousova chegou a ocupar o 14º lugar do ranking da WTA. Ela operou o punho em maio e, depois de quase seis meses parada, voltou às quadras da melhor maneira possível, com títulos de simples e duplas no ITF W100 de Shrewsbury, na Inglaterra, no último domingo.

"Eu me sinto muito grata por estar aqui e por ter a chance de jogar algumas partidas. Passei por momentos muito difíceis neste ano e estou muito feliz por estar de volta. Amo jogar pelo meu país, desde quando era juvenil e me senti em casa. Temos muitos torcedores tchecos aqui. Agradeço muito a eles por todo o apoio".

Katerina Siniakova supera Coco Gauff em sets diretos
No segundo jogo do confronto, a 47ª do ranking Katerina Siniakova superou a número 7 do mundo Coco Gauff por 7/6 (7-1) e 6/1 em 1h25 de partida. Depois de um primeiro set equilibrado e com duas quebras para cada lado, a tcheca não teve o saque ameaçado na segunda parcial e só perdeu seis pontos em seus games de serviço. Ela conseguiu duas novas quebras e definiu a partida.

"Eu estava bastante nervosa no começo do jogo, mas depois eu me sentia muito melhor. Tive que lutar muito a cada ponto e fiquei muito feliz por ter vencido aquele primeiro set. Isso me ajudou muito para o restante do jogo".

Com o confronto já definido, os Estados Unidos conseguiram uma vitória na partida de duplas, Madison Keys e Taylor Townsend venceram Karolina Muchova e Karolina Pliskova por duplo 6/3.

Comentários