Notícias | Dia a dia
Garcia é poupada, mas França abre boa vantagem
11/11/2022 às 20h55

Garcia ficou no banco nesta sexta-feira e a jovem de 20 anos Diane Parry marcou segundo ponto da França

Foto: FFT

Boulogne sur Mer (França) - Inicialmente escalada para a abertura do confronto entre França e Holanda pela fase de playoffs da Billie Jean King Cup, a número 4 do mundo e campeã do WTA Finals Caroline Garcia foi poupada das partidas desta sexta-feira. Ainda assim, as francesas abriram 2 a 0 de vantagem e estão a uma vitória de confirmar uma vaga no qualificatório mundial de 2023.

O confronto começou com Alizé Cornet, 36ª do ranking, contra Lesley Kerkhove, 207ª colocada, por 6/2 e 6/0. Já no segundo jogo do dia, o capitão francês Julien Benneteau deu oportunidade à jovem de 20 anos Diane Parry, 76ª colocada que disparou 10 aces na vitória sobre Suzan Lamens por 6/7 (5-7), 6/2 e 7/6 (7-3) em 2h33 de jogo.

Na escalação divulgada pela ITF no fim da rodada desta sexta, Garcia esta prevista para jogar apenas nas duplas, ao lado de Cornet em um eventual quinto jogo. Mas os capitães podem promover alterações. A princípio, o terceiro jogo da série será entre Parry e Kerkhove.

Romênia e Ucrânia também abrem 2 a 0
Outra equipe em vantagem é Romênia, que recebe a Hungria na cidade de Oradea, em quadra dura e coberta. A série começa com Ana Bogdan vencendo Dalma Galfi por 6/1 e 6/4. Depois, Jaqueline Cristian superou Anna Bondar por 6/2, 4/6 e 7/6 (7-3). No sábado, Bogdan e Bondar abrem a programação. As romenas ainda contam com Elena Ruse, Anca Todoni e Monica Niculescu. As húngaras têm ainda Panna Udvardy, Reka Luca Jani e a jovem Natalia Szabanin.

Mesmo com apenas três jogadoras na delegação, a Ucrânia também abriu 2 a 0, mas fora de casa. Elas enfrentam o Japão com Marta Kostyuk, Katarina Zavatska e a duplista Lyudmyla Kichenok. Na abertura do confronto, Kostyuk venceu Misaki Doi por 7/6 (7-1) e 6/4. Depois, Zavatska passou por Moyuka Uchijima por 7/6 (7-3) e 6/2.

Quatro confrontos empatados
Além do duelo sul-americano entre Argentina e Brasil em Tucumán, outros três encontros estão empatados após o primeiro dia de jogos. Em Viena, na Áustria, o time da casa enfrenta a Letônia. As visitantes saíram na frente com a número 18 do mundo Jelena Ostapenko, que venceu a experiente Tamira Paszek por 3/6, 6/3 e 7/6 (11-9). Na sequência, Sinja Kraus venceu Daniela Vismane por 6/3 e 6/1. Kraus e Ostapenko abrem a rodada de sábado.

Pelo confronto entre Croácia e a Alemanha na cidade de Rijeka, Petra Martic abriu a série diante de Eva Lys por 6/1 e 6/4. Na sequência, a jovem croata de 16 anos Petra Marcinko venceu Jule Niemeier por 6/3 e 6/2. Martic e Niemeier se enfrentam no sábado. Já na cidade de Velenje, na Eslovênia, a chinesa Qinwen Zheng venceu a anfitriã Nina Potocnik por 7/6 (7-4) e 6/3, mas Kaja Juvan empatou o confronto ao vencer Xinyu Wang por 6/3 e 6/1. Juvan e Zheng abrem o segundo dia de confronto.

Comentários