Milão (Itália) - Dono de saque poderoso e jogo de base muito sólido, o norte-americano Brandon Nakashima se tornou neste sábado o quinto jogador de até 21 anos a conquistar o Next Gen Finals, competição criada pela ATP com regras diferenciadas para consagrar o tenista jovem de maior potencial no circuito.
Nakashima ganhou todos seus cinco jogos na semana, três deles na fase de grupos, e completou a campanha perfeita em cima do tcheco Jiri Lehecka, ao marcar 3 sets a 0 e as parciais de 4/3 (7-5), 4/3 (8-6) e 4/2. Pelo título invicto, embolsou o excelente prêmio máximo de US$ 432.750.
🚀🚀🚀@intesasanpaolo | #NextGenATPFinals | @jirilehecka pic.twitter.com/LXBF3zQGIy
— Next Gen ATP Finals (@nextgenfinals) November 12, 2022
Na fase classificatória, Nakashima também havia superado Lehecka em sets diretos, porém com mais folga e então com placar de 4/1, 4/3 (7-2) e 4/2. Entre as regras especiais da competição, estão jogos em cinco sets, porém cada set com no máximo quatro games. Também não existe vantagem nos games, com definição num ponto único.
Aos 21 anos, Nakahsima conquistou em setembro seu primeiro título de nível ATP, em San Diego, o que contribuiu para o atual 49º posto do ranking. Entre suas fortes habilidades, está o tiebreak. Nesta semana, ganhou 8 em 9 disputados, desde o fim de Wimbledon foram 16 em 17 e ao longo da temporada 31 em 42.
Na partida deste sábado, Nakashima começou mais inseguro, levou quebra muito precoce mas conseguiu reação no quinto game. Lehecka manteve o alto nível de jogo e novamente fez um segundo set muito igual, mas os tiebreaks fizeram diferença. O tcheco perdeu uma parte da confiança e perdeu o saque no sexto game do terceiro set com erros sucessivos da base.
🙌🏆 Undefeated 🏆🙌@intesasanpaolo | #NextGenATPFinals | @b_nakashima pic.twitter.com/wUqbtAeWct
— Next Gen ATP Finals (@nextgenfinals) November 12, 2022