Notícias | Dia a dia
Sólido, Ruud derrota Aliassime na estreia do Finals
13/11/2022 às 12h06

Turim (Itália) - Mesmo sem ser um especialista em quadras duras cobertas, o norueguês Casper Ruud mostrou grande consistência em sua estreia no ATP Finals e marcou sua terceira vitória consecutiva sobre o canadense Felix Auger-Aliassime, sensação das últimas quadras semanas no circuito. O número 4 do ranking marcou 7/6 (7-4) e 6/4.

Uma das surpresas de 2021, Ruud chegou ao Finals e atingiu a semifinal com dois triunfos na fase de grupos. Neste ano em que disputou duas finais de Grand Slam, em Roland Garros e no US Open, atinge a 49ª vitória em 69 partidas realizadas desde janeiro, sendo 23 de 34 no piso sintético.

Campeão de três torneios seguidos no piso duro coberto das últimas semanas, Aliassime disputa seu quinto torneio em seis semanas. Esta é sua primeira participação num Finals, vaga confirmada apenas durante o Masters de Paris, onde perdeu do eventual campeão Holger Rune na semi.

Ruud e Aliassime estão no Grupo Verde do Finals e voltam a se apresentar na terça-feira. O norueguês enfrentará o vencedor da partida entre Rafael Nadal e Taylor Fritz, prevista para as 17 horas deste domingo, enquanto o canadense jogará suas chances de classificação diante do perdedor.

Grande atuação
O fato de ter vencido os dois últimos jogos e principalmente o de agosto em Montréal provavelmente gerou muita confiança para Ruud no reencontro com Aliassime. Mesmo num piso rápido, o norueguês sacou bem - 66% de acerto do primeiro saque e cinco aces - e jamais permitiu um break-point ao adversário.

O set inicial foi totalmente dominado pelos sacadores - apenas três games chegaram a 40-30 - e o tiebreak se mostrou mais nervoso. Ruud fez 4-2, permitiu empate por 4-4, mas aí ganhou os três pontos decisivos, incluindo dupla falta de Aliassime no set-point.

O canadense perdeu grande chance no quarto game do segundo set. Reagiu de 40-0 e teve duas bolas para chegar ao break-point, mas cometeu erros. Ruud então foi muito oportuno nas devoluções para obter a quebra para 4/3 e administrou bem outro game parelho em seguida. Por fim, fechou o jogo com excelentes serviços.

Comentários