Notícias | Dia a dia
Suíça confirma e finalmente conquista a BJK Cup
13/11/2022 às 15h30

Glasgow (Escócia) - Com as duas tenistas de melhor ranking do seu lado, a Suíça confirmou o favoritismo sobre a Austrália logo nos dois jogos de simples e conquistou neste domingo a primeira Billie Jean King Cup de sua história.

Jil Teichmann, atual 35ª do mundo, teve muito trabalho para superar o duelo de canhotas diante de Storm Sanders, 237ª colocada, e venceu com parciais de 6/3, 4/6 e 6/3.

Em seguida, a campeã olímpica, ex-top 10 e hoje 12ª do ranking Belinda Bencic foi muito mais consistente do que Ajla Tomljanovic, 33ª do mundo, e anotou as parciais de 6/2 e 6/1.

A Suíça tentou outras duas vezes o título da competição por equipes e não conseguiu vencer a final. Perdeu em 1998 para a Espanha e foi batida no ano passado pela Rússia. O time do capitão Heinz Gunthardt se torna o 12ª diferente país a ganhar a copa.

A Austrália por sua vez deixou escapar nova chance de encerrar o penoso jejum de 48 anos sem conquistas no torneio, após ser oito vezes campeã entre 1963 e 1974. Nesse período, fez nove finais e perdeu todas, incluindo a de 2019 para a França dentro de casa.

Principal nome da equipe australiana nesta campanha, com cinco vitórias em seis jogos em Glasgow, Sanders mostrou grande espírito competitivo e se safou diversas vezes de placares negativos no duelo diante de Teichmann. A suíça era claramente superior na parte técnica, mas se mostrou muito apressada e isso lhe valeu erros em momentos delicados.

Bencic foi o tempo inteiro muito superior a Tomljanovic, sempre muito firme no seu próprio saque e achando o tempo perfeito para a troca de direções. Agora com 17 vitórias de simples na BJK Cup, ela fica apenas uma atrás de Martina Hingis, atual quarta suíça com maior número de triunfos. Patty Schnyder e Timea Bacsinzky estão à frente.

Comentários