Turim (Itália) - Último tenista a entrar no ATP Finals deste ano, graças à desistência por contusão do número 1 do mundo Carlos Alcaraz, o norte-americano Taylor Fritz aproveitou a sorte e fez uma bela atuação no piso coberto veloz de Turim. E venceu logo o principal nome do Grupo Verde, o espanhol Rafael Nadal, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/1.
Ele enfrentará agora o norueguês Casper Ruud, que também ganhou em sets diretos do canadense Felix Auger-Aliassime, e o vencedor terá grande chance de atingir a semifinal caso volte a vencer de 2 sets a 0. O jogo está marcado para terça-feira, mesmo dia em que Nadal jogará suas chances diante de Aliassime.
HUGE 🙌@Taylor_Fritz97 #NittoATPFinals pic.twitter.com/zAMgrTFHQL
— Tennis TV (@TennisTV) November 13, 2022
Número 9 do mundo, uma posição atrás de sua melhor marca pessoal, Fritz é o primeiro tenista de seu país a disputar o Finals desde John Isner, em 2018, e tenta ser o primeiro norte-americano numa semi desde Jack Sock, em 2017. O último campeão dos EUA num Finals foi Pete Sampras, em 1999.
Embora já tenha uma vitória sobre Nadal, na decisão do Masters 1000 de Indian Wells, em março deste ano, Fritz marca vitória inédita diante de um tenista top 3 após 12 tentativas, já que o canhoto espanhol ocupava o quarto posto em março. Rafa tem duas vitórias sobre Fritz, em Acapulco de 2020 e em Wimbledon deste ano.
Primeiro set duro e queda
Os dois jogadores se empenharam muito no saque ao longo de todo o primeiro set e muitas vezes conseguiram com isso pontos bem curtos, definidos em no máximo três golpes. Fritz no entanto foi o único a somar break-points, com chance de quebra no terceiro game e duas seguidas no sétimo. Nadal sempre jogou bem nesses momentos.
A definição foi ao tiebreak, que se mostraria essencial. Uma dupla falta do espanhol logo no primeiro ponto permitiu 3-0 a Fritz e ele jamais permitiu recuperação, mantendo-se sempre muito agressivo e preciso. Abriu 5-3 e ainda tirou mais um serviço antes de concluir. Com números muito parecidos, a diferença foram os pontos com o segundo saque, onde Fritz fez 9 em 13 e Nadal, 6 em 12.
Semelhante ao que aconteceu em sua derrota em Paris, o espanhol perdeu rapidamente intensidade, mas desta vez logo no segundo set. Após devolver bem nos dois primeiros serviços do adversário, tendo 30-30 em ambos, sofreu quebra no quarto game diante de um Fritz muito firme na base e paciente na construção de pontos.
Apesar da irregularidade, Nadal ainda lutou muito para sobreviver no sexto game, evitando cinco break-points até por fim cometer dupla falta. Teve ao menos dois lances dominados para fechar o serviço e não conseguiu.
Os números foram amplamente favoráveis a Fritz que, mesmo sendo o mais agressivo, cometeu bem menos erros. Ele anotou 22 a 16 nos winners e 15 a 28 nas falhas.
Esta foi a 44ª vitória de Fritz em 63 jogos ao longo de uma temporada em que ergueu três troféus. Desse total, 31 triunfos foram no piso sintético.
Taylor ON TOP 🔥
— Tennis TV (@TennisTV) November 13, 2022
The moment @Taylor_Fritz97 claimed his first #NittoATPFinals win over top seed Nadal! pic.twitter.com/jLGxAp3Lu6