Turim (Itália) - O primeiro jogador classificado para as semifinais do ATP Finals é Casper Ruud. O norueguês venceu o duelo contra o norte-americano Taylor Fritz nesta terça-feira por 6/3, 4/6 e 7/6 (8-6) em 2h10 de partida. Com o resultado, Ruud também confirma a primeira posição do Grupo Verde em Turim e enfrentará o segundo colocado do Grupo Vermelho.
Na próxima quinta-feira, Ruud enfrentará o já eliminado Rafael Nadal, em jogo que tem efeito para a disputa de 200 pontos no ranking e a premiação em dinheiro de US$ 383.300 por vitória, mas já sem efeito nos cenários de classificação. Já Taylor Fritz e o canadense Felix Auger-Aliassime terão um confronto direto por uma vaga na semifinal. O norte-americano venceu o único duelo anterior, disputado no início deste ano, na ATP Cup.
FIGHTING THROUGH 💪@casperruud98 beats Fritz 6-3 4-6 7-6 and books his spot in the semi-finals of the #NittoATPFinals! pic.twitter.com/WjdYGg4qoZ
— Tennis TV (@TennisTV) November 15, 2022
Com cinco aces e ótimo desempenho no saque, Ruud esteve à frente no placar o tempo todo durante o primeiro set. Logo de cara, o norueguês conseguiu a única quebra da parcial e já largou com 3/0 no placar. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas dois pontos quando colocou o primeiro serviço em quadra.
No segundo set, foi Fritz quem sacou muito bem e só perdeu quatro pontos em seu serviço. Ele disparou seis aces. Ruud foi muito defensivo nos ralis de fundo, recorrendo a muitos slices de backhand, e permitiu ao norte-americano comandar os pontos com maior frequência. No último game da parcial, Fritz conseguiu a quebra e empatou a partida.
Os sacadores foram dominantes no set decisivo e apenas Fritz precisou enfrentar break-points, mas escapou de duas chances de quebra. A definição ficou para o tiebreak, em que Ruud logo de cara conseguiu um ponto no saque do adversário. O norueguês passou a ser mais agressivo e ampliou a vantagem, chegando a liderar por 5 a 1. Não faltou luta a Fritz, que conseguiu buscar o empate e salvou os dois primeiros match-points que enfrentou. Mas o norte-americano acabou errando um forehand depois de uma bola que tocou na fita, e assim Ruud teve a chance de definir o jogo em seus saque.