Notícias | Dia a dia
Bellucci salva match point e vai enfrentar Monteiro
04/10/2018 às 19h19

Bellucci busca a primeira vitória em seu terceiro duelo com Monteiro

Foto: João Pires/Fotojump

Campinas (SP) - Em um duelo de longas 2h54, Thomaz Bellucci garantiu vaga nas quartas de final do challenger de Campinas. O paulista chegou a salvar um match point na vitória contra o chileno de 20 anos e 303º colocado Marcelo Tomas Barrios Vera por 7/5, 4/6 e 7/6 (7-0) para avançar na competição, disputada nas quadras de saibro da Sociedade Hípica.

Bellucci, que já foi número 21 do mundo aparece atualmente no 262º lugar do ranking mundial. O paulista de 30 anos garante o duelo nacional contra o cearense Thiago Monteiro, 115º colocado. Monteiro levou a melhor nos dois duelos anteriores, no Rio Open e no qualificatório para o Masters 1000 de Roma do ano passado.

Sem resultados a defender até o final da temporada, Bellucci já garante 15 pontos no ranking pela campanha até as quartas e pode receber 29 pontos caso seja semifinalista. Ele se aproxima do 250º lugar e pode ganhar em torno de dez posições caso vença mais uma. Um possível título vale 80 pontos no ranking e pode levar Bellucci de volta ao top 200.

Bellucci foi o priemiro a quebrar ainda no terceiro game da partida, mas permitiu o empate de imediato. O equilíbrio persistia ao longo da parcial, sendo que o paulista teve um break point no quinto game. Quando perdia por 5/4, Bellucci encaixou dois aces seguidos e contou com erro de devolução do adversário para levantar o game. Na sequência veio com o paulista sustentando as trocas do fundo de quadra e herdando três pontos em erros do adversário. Sacando para fechar, ex-top 30 ofereceu poucas chances.

O segundo set começou com 2/0 a favor do chileno. Bellucci buscou o empate de imediato e ganhou confiança para voltar a quebrar o serviço do adversário e liderar por 4/3. Perto da vitória, o canhoto de Tietê fez um game muito ruim, com poucos primeiros serviços em quadra e foi quebrado de zero. Dois games mais tarde, o paulista seguiu sem sacar bem e permitiu que o jovem chileno voltasse a quebrar e vencesse o set.

Embora tenha conquistado uma quebra logo no início do terceiro set, Bellucci seguia com dificuldades em seu saque. O paulista enfrentou break points em seus três primeiros games de serviço na parcial e foi quebrado duas vezes, mas o empate só viria no sexto game. Com o chileno liderando por 5/4, Bellucci voltaria a ter o saque ameaçado e enfrentou um match point, mas contou com um erro não-forçado do adversário. A sobrevivência no jogo e o apoio da torcida foram fundamentais ao paulista, que chegou a quebrar o saque do adversário, mas permitiu o empate do rival. O tiebreak foi bastante dominado pelo jogador da casa, que prevaleceu em todos os pontos.

Outro brasileiro em quadra nesta quinta-feira foi Felipe Meligeni Alves. Convidado para o torneio, o paulista de 20 anos e 643º do ranking caiu diante do veterano argentino de 35 anos e 140º colocado Carlos Berlocq por 6/3 e 7/6 (7-2). Berlocq espera pelo jogo entre o paulista Rogério Dutra Silva e o argentino Federico Delbonis.

Felipe Alves havia vencido seu primeiro jogo de chllanger na carreira na última terça-feira contra o argentino Federico Coria. Com isso, fará seis pontos no ranking mundial e deve subir para o 615º lugar, atingindo seu recorde pessoal. O paulista que treina na Espanha venceu o primeiro future de sua carreira em maio deste ano, no Egito.

Ainda nesta quinta-feira, o cabeça 8 chileno Christian Garin venceu o colombiano Alejandro Gonzalez por 6/3 e 6/1. Garin enfrentará nas quartas de final o uruguaio Martin Cuevas, que superou o jovem norte-americano de 20 anos Ulises Blanch por 6/3 e 7/6 (7-4). Blanch havia eliminado o principal favorito Pablo Cuevas, irmão de Martin, na rodada inicial do torneio campineiro.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis