Turim (Itália) - No jogo que valia o segundo lugar do Grupo Verde do ATP Finals, Taylor Fritz levou a melhor sobre Felix Auger-Aliassime e avançou à semifinal em Turim. Número 9 do mundo, o norte-americano venceu um duelo de três sets contra o canadense, sexto colocado, com parciais de 7/6 (7-4), 6/7 (5-7) e 6/2 em 2h43 de partida nesta quinta-feira.
Aos 25 anos, Fritz disputa seu primeiro Finals e entrou na chave após a desistência do número 1 do mundo Carlos Alcaraz, que sofreu uma lesão muscular na região abdominal. Campeão do Masters 1000 de Indian Wells, ele enfrenta no sábado o ex-líder do ranking Novak Djokovic, pentacampeão do torneio, mas que não vence a competição desde 2015. Djokovic, de 35 anos, venceu todos os cinco jogos que fez contra Fritz no circuito profissional, três deles no ano passado.
HERE TO STAY 👊@Taylor_Fritz97 defeats Auger-Aliassime in a marathon 7-6 6-7 6-2 and sets up a semi-final clash with Djokovic!#NittoATPFinals pic.twitter.com/mJ7qzyGR9a
— Tennis TV (@TennisTV) November 17, 2022
O primeiro lugar do Grupo é do norueguês Casper Ruud, que perdeu para Rafael Nadal nesta quinta, mas leva vantagem contra Fritz no confronto direto. Ele espera pelo vencedor da partida entre o russo Andrey Rublev e o grego Stefanos Tsitsipas, que se enfrentam nesta sexta-feira às 17h (de Brasília), pelo segundo lugar do Grupo Vermelho. Ruud tem uma vitória e uma derrota contra o grego, mas só venceu um jogo contra Rublev em cinco disputados.
Já Aliassime encerra a melhor temporada de sua carreira. O jovem canadense de 22 anos acumulou 57 vitórias no ano e conquistou seus quatro primeiros títulos de ATP, em Roterdã, Florença, Antuérpia e Basileia. Com isso, encerrou uma incômoda escrita de ter perdido as oito primeiras finais de ATP que disputou e nove das primeiras dez da carreira. Ele também disputou o Finals pela primeira vez como profissional.
🏆 4 Titles
— Tennis TV (@TennisTV) November 17, 2022
⬆️ Career-High World No. 6
💪 Grand Slam Quarter-Final
✨ Qualified for #NittoATPFinals
Congratulations on a brilliant year, @felixtennis! 🎉 pic.twitter.com/oI2SWjHIar
Em um primeiro set inteiramente sem quebras ou break-points, a maior solidez de Fritz fez a diferença durante o tiebreak. Isso porque, embora tenha começado atrás no placar, o norte-americano acabou se beneficiando de três erros não-forçados de Aliassime com o backhand e abriu boa vantagem. O canadense pontuava quando combinada saque e primeira bola, salvando um set-point, mas não ameaçava o serviço do rival. Fritz terminou o set com 14 a 12 nos winners e 10 erros contra 12 de Aliassime.
Logo no início do segundo set, Fritz encarou um game muito longo em seu serviço e escapou de três break-points. Em um deles, Aliassime errou uma devolução de segundo serviço. Mas nos outros dois, o norte-americano se salvou com ótimos saques abertos. Novamente a parcial foi definida em dois tiebreaks após um set sem quebras e outra vez o canadense começou a disputa instável em seu backhand. Fritz chegou a liderar por 4-2 na virdada de lado, mas depois fez uma dupla falta, e permitiu a reação de Aliassime, que virou para 5-4 depois de executar muito bem uma curta. Com 5-5 no placar, o canadense levou a melhor em um longo rali e teve o saque à disposição para vencer o set e empatar o jogo. Mais agressivo durante o segundo set, Aliassime fez 15 a 8 nos winners e cometeu 12 erros contra 10.
Mas a reação de Aliassime parou por aí. Fritz assumiu o controle do jogo no terciero set e passou a pressionar o saque do canadense com maior frequência. Enquanto o norte-americano não enfrentou break-points no último set e cedeu apenas dois pontos em seus gams de serviço, Aliassime acabou enfrentando cinco break-points e permitiu duas quebras ao rival, que venceu quatro games seguidos. Aliassime terminou o jogo com 32 a 23 nos winners, mas cometeu 36 erros contra 22 de Fritz.