Turim (Itália) - Embora tenham entrado em quadra nesta sexta-feira já classificados para a fase semifinal do ATP Finals, os croatas Mate Pavic e Nikola Mektic ainda não tinham confirmado o primeiro Grupo Verde da chave de duplas em Turim e tinham pela frente os australianos Nick Kyrgios e Thanasi Kokkinakis, que ainda buscavam a classificação. Em um duelo bastante equilibrado, os croatas marcaram um duplo 7/6 (7-4) em 1h30 de partida e terminaram a fase de grupos de forma invicta.
O primeiro set foi inteiramente sem quebras ou break-points. Os croatas mantiveram o ótimo desempenho no saque durante o tiebreak e venceram dois pontos impotante nas devoluções. O segundo set também foi amplamente dominado pelos sacadores, sendo que a dupla australiana escapou de um break-point ainda no início. Em novo tiebreak, Pavic e Mektic abriram vantagem logo cedo e chegaram a liderar por 6-1, definindo a disputa no quarto match-point.
Top class 👏
Mektic & Pavic defeat Kokkinakis/Kyrgios in a tight 7-6 7-6 and come first in the Green Group!#NittoATPFinals pic.twitter.com/jdtvjyT18e— Tennis TV (@TennisTV) November 18, 2022
Melhor dupla de 2021 no circuito e quarta melhor na atual temporada, os croatas já conquistaram 14 títulos juntos. Foram nove no ano passado, com destaque para Wimbledon e os Jogos Olímpicos, e mais cinco neste ano, com a principal conquista no saibro de Roma. Pavic luta por um título inédito no Finals, enquanto Mektic venceu a edição de 2020, jogando ao lado do holandês Wesley Koolhof.
Os adversários de Pavic e Mektic na semifinal deste sábado serão o britânico Lloyd Glasspool e o finlandês Harri Heliovaara, que ficaram em segundo lugar no Grupo Vermelho, com duas vitórias e uma derrota durante a semana. A outra semifinal terá o norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury, líderes da outra chave e invictos no Finals, enfrentando o holandês Wesley Koolhof e o britânico Neal Skupski, melhor dupla da temporada.