Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Rublev vira o jogo contra Tsitsipas e desafia Ruud
18/11/2022 às 19h00

Rublev disputa seu terceiro Finals e chega pela primeira vez à semifinal

Foto: Corinne Dubreuil/ATP

Turim (Itália) - Na última partida da primeira fase do ATP Finals, Andrey Rublev levou a melhor sobre Stefanos Tsitsipas e venceu o confronto direto pela segunda posição do Grupo Vermelho em Turim. O número 7 do mundo começou atrás no placar, mas eliminou o terceiro colocado e campeão de 2019 com parciais de 3/6, 6/3 e 6/2 em 1h42 de partida nesta sexta-feira.

Aos 25 anos, Rublev disputa seu terceiro Finals da carreira e chega pela primeira vez à semifinal. Ele enfrenta neste sábado às 17h (de Brasília) o norueguês Casper Ruud, número 4 do mundo. Será o sexto encontro entre eles, e o russo lidera o histórico por 4 a 1. A primeira semifinal será às 10h entre Novak Djokovic e Taylor Fritz. O sérvio venceu todos os cinco duelos contra o norte-americano no circuito.

Já Tsitsipas, de 24 anos, atuou pela quarta vez no ATP Finals. Depois de vencer o torneio em seu ano de estreia, o grego não passou mais da fase de grupos. No ano passado, disputou apenas uma partida, justamente contra Rublev, e se retirou do torneio por lesão no cotovelo direito.

Durante o primeiro set, Tsitsipas foi muito eficiente tanto no saque quanto nos ralis de fundo. Em um jogo de games rápidos e pontos definidos em poucas trocas de bola, o grego não cometeu erros não-forçados e cedeu apenas dois pontos em seus games de serviço.

A única quebra da parcial aconteceu bem cedo, ainda no quarto game da partida. Bastante incomodado com a situação de desvantagem no placar e com o fato de ter perdido um game em que tinha 40-0, Rublev não conseguiu ameaçar o rival em nenhum momento até o fim do set. O russo fez só um winner a mais, 11 a 10.

A segunda parcial vinha com maior domínio dos sacadores, e desta vez Tsitsipas já não era mais tão perciso nas trocas de fundo, cometendo oito erros não-forçados contra seis do russo. Restava a Rublev esperar por suas oportunidades de quebra e elas apareceram já no oitavo game. O russo fez 5/3, e logo depois escapou de um break-point antes de fechar o set.

O bom momento de Rublev na partida continuou no terceiro set. Mais agressivo em quadra, ele tomava a inciativa dos pontos e comandava a maior parte dos ralis de fundo. Além disso, atacava o segundo serviço de Tsitsipas sempre que o grego sacava em seu forehand. A primeira quebra aconteceu logo cedo e a segunda foi no sétimo game, após duas duplas faltas do rival. O russo abriu 5/2 no placar e definiu a disputa em seu saque. Rublev liderou a contagem de winners por 27 a 22 e cometeu 23 erros contra 16 do rival. Ele criou cinco break-points e conseguiu três quebras, e só perdeu dois games de serviço.

Comentários