Notícias | Dia a dia
Meligeni e Wild caem nas semis em São Leopoldo
19/11/2022 às 15h03

Felipe Meligeni sofreu a virada diante do cabeça 1 Facundo Bagnis

Foto: Giovani Paim/Divulgação

São Leopoldo (RS) - Os dois brasileiros que alcançaram as semifinais do challenger de São Leopoldo foram superados na rodada deste sábado. O paulista Felipe Meligeni e o paranaense Thiago Wild caíram diante dos principais cabeças de chave do torneio, o argentino Facundo Bagnis e o peruano Juan Pablo Varillas, que decidem o título neste domingo às 10h (de Brasília). O torneio é realizado nas quadras de saibro do São Leopoldo Tênis Clube e faz parte do Circuito Dove Men+Care La Legión.

Número 2 do Brasil e 160º do mundo, Meligeni lutou por 2h26 contra o experiente Bagnis, canhoto de 32 anos e 103º do ranking, com parciais de 6/7 (4-7) 6/3 e 6/2. Foi o último torneio da temporada para Meligeni, que conquistou um título em Iasi, na Romênia, e alcançou também as semifinais na Cidade do México, Trieste e Buenos Aires. No início do ano, ele era o 229º do ranking.

Meligeni conseguiu uma quebra ainda no game de abertura e vinha sustentando a vantagem no placar até liderar por 5/3, tendo enfrentado só um break-point. Sacando para o set, o brasileiro teve o serviço quebrado em um game com três erros não-forçados seguidos de direita. Já quando perdia por 6/5, o paulista pediu atendimento médico para o pé esquerdo. Na volta, reverteu um 15-40 no saque e salvou dois set-points para forçar o tiebreak. Mais agressivo em quadra e comandando a maior parte dos pontos com o forehand, ele abriu vantagem e fechou o set.

No segundo set, Bagnis sacou muito bem e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. Em uma disputa de ralis longos, o experiente argentino era cada vez mais sólido e suportava muito bem as trocas de fundo. Meligeni escapou do primeiro break-point que enfrentou e liderou até o 3/2, mas sofreu duas quebras na reta final do set. Logo no início do terceiro set, Bagnis conseguiu mais uma quebra e largou com 3/0 no placar. O argentino seguia confirmando o serviço de forma tranquila, enquanto Meligeni sentia o desgaste e sofria pressão constante no saque e sofreu uma nova quebra no fim da partida.

Já Thiago Wild, paranaense de 22 anos e 404º do ranking, atuava em sua primeira semifinal da temporada e foi superado pelo peruano Juan Pablo Varillas, 119º do ranking, que marcou as parciais de 6/4 e 6/2 em 1h56 de partida. Wild venceu apenas seis jogos em chaves principais de challenger na temporada e mais uma no ATP de Santiago. No início do ano, ele era o número 131 do mundo. Pela campanha em São Leopoldo, recupera posições e vai para o 340º lugar.

Brasileiros ficam com o vice nas duplas
Na final de duplas, Felipe Meligeni e o pernambucano João Lucas Reis ficaram com o vice-campeonato. Os brasileiros estavam perdendo o primeiro set por 5/1 para os argentinos Guido Andreozzi e Guillermo Duran, quando Meligeni teve que se retirar da quadra, citando novamente os efeitos da lesão no pé que o havia afetado na partida de simples.

O São Léo Open conta com o patrocínio da Stihl através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e faz parte do Circuito Dove Men+Care La Legión. A realização é da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC) e a promoção da Quadra Eventos. O apoio é da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, Sebratel, Unimed VS, Cervejaria Mater, Movac Saúde e Alta Performance, Haas Contâiners, Hair Bike, Imobiliária São Luiz, STV Segurança, Powerspin, Fronteira Sul Carnes e Água da Pedra da Bebidas Fruki, contando com a supervisão da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Gaúcha de Tênis.

Comentários