Turim (Itália) - Duas parceiras invictas vão decidir o título de duplas no ATP Finals. Depois da vitória do norte-americano Rajeev Ram e do britânico Joe Salisbury pela manhã, os croatas Mate Pavic e Nikola Mektic venceram o britânico Lloyd Glasspool e o finlandês Harri Heliovaara por 6/4, 6/7 (4-7) e 10-6 em 1h40 de partida neste sábado.
Será o primeiro encontro entre as duas parcerias na temporada. Mas no ano passado, ocorreram seis confrontos. Pavic e Mektic venceram em Miami, Roma, Eastbourne e Wimbledon. Já Ram e Salisbury levaram a melhor Toronto e no ATP Finals. Quem conquistar o título de forma invicta em Turim vai ganhar 1.500 pontos no ranking da ATP e um prêmio de US$ 930.300. A decisão está marcada para o meio-dia (de Brasília) deste domingo.
FINAL BOUND 🤩@Nmektic & Pavic defeat Glasspool/Heliovaara 6-4 6-7 10-6 and are through to their first #NittoATPFinals final as a pair! pic.twitter.com/zwQMvLWmaZ
— Tennis TV (@TennisTV) November 19, 2022
Entre os quatro jogadores em quadra na final, apenas Mektic já venceu o torneio. Ele venceu a edição de 2020, ao lado do holandês Wesley Koolhof. O jogador de 33 anos tem 22 títulos profissionais de duplas no circuito, são 14 com Pavic, cinco deles neste ano. O canhoto Mate Pavic, de 29 anos, já venceu 26 títulos no circuito e chega à decisão do Finals pela primeira vez na carreira.
Ram e Salisbury jogam juntos desde 2019 e já conquistaram oito títulos na parceria. Este ano, venceram o US Open e também os Masters 1000 de Roma e Cincinnati. Eles foram vice-campeões do Finals no ano passado, superados pelos franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut na final.
A partida teve apenas uma quebra, conquistada pelos croatas ainda no início do primeiro set. Eles abriram 3/1 e escaparam de três break-points. O segundo set foi de amplo domínio dos sacadores, apesar de a dupla croata ter evitado duas oportunidades de quebra. Glasspool e Heliovaara não tiveram o saque ameaçado em nenhum momento durante o tiebreak e empataram a partida. Já no match-tiebreak, os croatas saíram perdendo por 2-0, viraram para 4-2 e não perderam mais a liderança no placar, permanecendo em vantagem até o fim.