Linz (Áustria) - Com a temporada feminina chegando ao fim, algumas jogadoras já traçam seus planos para o período sem competições. Reconhecida como uma das mais irreverentes e comunicativas do circuito, Andrea Petkovic decidiu se aventurar como escritora. Ex-top 10 e atual 82ª do ranking, a experiente alemã planeja organizar um livro de memórias, mas sabe que a tarefa não será fácil.
"Estou tentando escrever as minhas memórias, mas não sobre o tênis, é mais sobre episódios da minha vida. Então vocês não vão ver 'Quando eu nasci, eu peguei uma raquete e eu era boa, então eu me machuquei e foi ruim, mas depois eu estava bem de novo'", disse Petkovic aos jornalistas em Linz, depois da vitória por 1/6, 7/5 e 6/4 sobre Julia Goerges na rodada de estreia na última quarta-feira.
"Vou mudar alguns nomes e tentar fazer algo mais ficcional. Essa vai ser a parte mais difícil e eu sou o farei porque não quero parar nas revistas de fofoca", contou a alemã de 31 anos, com um sorriso irônico. Ela já está nas quartas no torneio austríaco em quadras duras e cobertas e enfrentará a francesa Kristina Mladenovic na próxima rodada.
Petkovic quer até reproduzir o ambiente de uma escritora profissional. "Eu aluguei uma casinha perto de Nova York por duas semanas durante a pré-temporada e planejo ser uma 'escritora cliché'. Ficar sentada na floresta escrevendo o meu livro durante quatro ou cinco horas por dia", contou a jogadora, aos risos.
"Eu espero que isso funcione, porque eu tenho medo de sofrer um colapso mental depois de três dias e começar a arrancar o meu cabelo. Aí vocês vão me ver careca no ano que vem! Eu espero acrordar cedo todos os dias, dar uma caminhada para curtir a natureza, refrescar minha mente, ler durante algumas horas e depois focar no meu livro. Acho que vou falhar miseravelmente, mas será divertido", admitiu a bem-humorada jogadora. "Pelo menos eu posso escrever um livro sobre como eu falhei na tentativa de escrever um livro! No ano que vem, eu conto para vocês como estou indo".