Notícias | Copa Davis
Cilic vence batalha de 3h e elimina Espanha da Davis
23/11/2022 às 18h19

Instável nos games de saque, Cilic disparou 20 aces, fez 15 duplas faltas e enfrentou 14 break-points

Foto: Davis Cup Finals

Málaga (Espanha) - Anfitriã da fase decisiva da Copa Davis, a Espanha está eliminada nas quartas de final da competição em Málaga. Os espanhós foram superados pela Croácia, que definiu o confronto por 2 a 0. Depois da vitória de Borna Coric sobre Roberto Bautista Agut no início da programação, foi a vez de Marin Cilic confirmar a classificação croata ao vencer Pablo Carreño Busta por por 5/7, 6/3 e 7/6 (7-5) em partida com 3h13 de duração.

A Croácia agora enfrenta a Austrália na primeira semifinal da Davis, que acontece na sexta-feira. Os australianos têm 28 conquistas na competição, mas não ficam com o título desde 2003. Já os croatas são bicampeões em 2005 e 2018, e no ano passado foram vice.

Outros dois encontros pelas quartas de final acontecem. Logo às 6h (de Brasília), a Itália enfrenta os Estados Unidos. Mais tarde, ao meio-dia, a Alemanha enfrenta o Canadá. Os vencedores se enfrentam apenas no sábado.

Para conquistar sua difícil vitória nesta quarta-feira, Cilic teve momentos de altos e baixos em seu saque. Ele disparou 20 aces, mas cometeu 15 duplas faltas. Cada jogador conseguiu quatro quebras de serviço em uma partida com 27 break-points no total, sendo 13 para o croata e mais 14 para o espanhol.

Com ótima presença de público nesta quarta-feira em Málaga e uma atmosfera com o tradicional "clima de Davis", Carreño Busta foi superior durante o primeiro set. Ele criou oito oportunidades de quebra em uma parcial de 7 aces e 7 duplas faltas de Cilic. O espanhol esteve por duas vezes com quebra acima e definiu a parcial em seu saque.

Cilic sacou muito melhor no segundo set e não enfrentou break-points, perdendo só seis pontos em seus games de serviço. Agressivo e dono de golpes potentes, o croata criou oportunidades de quebra em três games distintos e aproveitou uma delas para fazer 4/2 e sustentar a vantagem. Já o terceiro set teve duas quebras para cada lado antes da definição no tiebreak.

Carreño Busta ficou a um game da vitória quando vencia por 5/4 e 6/5, mas o croata manteve o serviço. E durante o game-desempate, o espanhol abriu 4-1, mas Cilic teve uma excelente reação na reta final da partida. Firme no saque e dominante nas trocas de fundo, o croata venceu seis dos últimos sete pontos do jogo para chegar à vitória.

Comentários