Notícias | Copa Davis
Austrália e Croácia abrem semifinais da Davis na 6ª
24/11/2022 às 22h18

Borna Coric será uma das atrações da equipe croata nesta sexta-feira

Foto: Davis Cup Finals

Málaga (Espanha) - A primeira equipe finalista da Copa Davis será conhecida nesta sexta-feira, com o duelo entre Croácia e Austrália a partir do meio-dia (de Brasília). Será a terceira vez que os dois países se enfrentam, sendo que os australianos venceram em 1996 e os croatas deram o troco no ano passado. A fase final da Davis é disputada em Málaga, na Espanha.

Segunda maior campeã na história da Copa Davis, a Austrália tem 28 conquistas, mas não fica com o título desde 2003. Já a Croácia é bicampeã em 2005 e 2018, além de ter ficado com o vice no ano passado. Quem passar por esse confronto encara Canadá ou Itália, que se enfrentam no sábado.

A equipe australiana tem como principal jogador por Alex de Minaur, 24º do ranking. O capitão Lleyton Hewitt também conta com Jordan Thompson, 85º do ranking, Thanasi Kokkinakis, 95º do mundo, além dos campeões de duplas de Wimbledon, Max Purcell e Matthew Ebden.

Já a Croácia terá força máxima em quadra, em busca de mais uma boa campanha na Davis. As opções de simples serão Marin Cilic, 17º do ranking, Borna Coric, 26º colocado, e Borna Gojo, 145º colocado. Juntam-se a eles Mate Pavic e Nikola Mektic, experiente parceria que decidiu o ATP Finals nas duplas no último domingo.

Capitão australiano, Hewitt sempre se comprometeu muito com a Davis. E mesmo com as recentes mudanças de formato, destacou o esforço de seu time. "Não é segredo que adoro as duas maiores coisas que a competição teve, que são os jogos dentro e fora de casa, que acontecem em todas as superfícies diferentes e em cinco sets. Esse é o ápice do nosso esporte e esta competição teve isso".

"Então, a razão pela qual ainda estou fazendo este trabalho é porque amo a competição da Copa Davis e amo representar a Austrália. Enquanto estivermos fazendo isso pelo nosso país e vestindo o verde e dourado, vou fazer com que esses meninos tenham esse orgulho, essa paixão, e joguem com o coração. Eu não poderia estar mais orgulhoso desses caras. Tivemos um ano muito longo e vimos esses caras fazendo grandes sacrifícios para jogar por seu país".

Principal jogador croata, Marin Cilic destacou a dificuldade do duelo contra a Austrália na última temporada. "Eles são sempre muito animados e têm uma ótima equipe jovem. Nós tivemos, uma dura batalha com eles no ano passado em Turim. Então, temos que tentar recuperar nossa energia e, com certeza será uma grande batalha. Eles passaram pelo grupo em Glasgow e também venceram uma seleção holandesa que se mostrou extremamente forte".

Comentários