Notícias | Dia a dia
Bia mira top 10 de simples e fará dupla com Zhang
25/11/2022 às 19h32

Bia participou de encontro com a imprensa nesta sexta-feira em São Paulo

Foto: Divulgação/Marcello Zambrana

São Paulo (SP) - No encerramento da melhor temporada de sua carreira, Beatriz Haddad Maia participou de um encontro com a imprensa nesta sexta-feira em São Paulo, antes de iniciar seu trabalho de pré-temporada. Ela avaliou o ano de 2022 e definiu metas e planos para o futuro.

"De janeiro para cá o meu primeiro objetivo era ficar saudável. Essa sempre foi a grande meta de 2022 e eu consegui terminar o ano bem. De ranking, o objetivo era terminar no top 50. Eu comecei em 83º lugar e terminei como número 15 do mundo", disse Bia Haddad Maia, que conquistou dois títulos de WTA em simples na temporada, nas quadras de grama de Nottingham e Birmingham. 

"Não me surpreendi em ter entrado no top 20. É algo que sempre sonhei e acreditei que seria possível, mas não esperava que fosse logo neste ano e do jeito como foi. O tênis é um esporte em que as coisas mudam muito rápido, tanto no positivo quanto no negativo. Tive muitos motivos para duvidar, é claro. No ano passado eu perdi em primeira rodada de um 25 mil, tive lesões, cirurgias, etc. Então foi algo acima do que eu tinha planejado para 2022 e, por isso ,tenho muito orgulho de mim e da minha equipe", continuou a paulista de 26 anos.

O principal objetivo da próxima temporada também já está definido: entrar no top 10. "Eu sempre encarei a pressão como privilégio. A minha meta é entrar no top 10, mas antes preciso me consolidar no top 20. É a primeira vez que faço parte da elite do tênis e vai ser apenas o segundo ano em que estarei disputando os grandes torneios. O importante será seguir trabalhando duro para poder ficar entre as 10".

Nova parceira no circuito de duplas

Nas duplas, Bia terá uma nova parceira. Depois de ter sido finalista do Australian Open e de ter se classificado para o WTA Finals ao lado da cazaque Anna Danilina, a brasileira jogará ao lado da chinesa Shuai Zhang. A parceria conquistou um título na grama de Nottingham.

"Duplas, para mim, é sempre algo que gostei de jogar. Me ajuda muito em simples. Muitos dos meus resultados em simples aconteceram depois de eu conseguir resultados nas duplas. Na grama, por exemplo, me ajudou demais", comentou a tenista. "Vai fazer parte do meu calendário de 2022 com certeza, mas não vai ser 100% e nem minha prioridade, assim como foi esse ano. No ano que vem vou jogar com a Shuai Zhang. Ela tem um foco muito parecido com o meu para simples também".

Nova parceira de Bia, a experiente chinesa de 33 anos está no top 30 dos dois rankings, é 25ª do mundo em simples e 24ª entre as duplistas. Zhang já foi número 2 do mundo no ranking das especialistas em duplas e tem dois títulos de Grand Slam na modalidade.

Calendário para o início de 2023 na Austrália 
Bia fará a sua pré-temporada no Brasil, com o técnico Rafael Pacciaroni, embarcando para a Austrália no dia 22 de dezembro. A brasileira liderará o país na United Cup, competição mista em que o Brasil fará parte e que começará no dia 29 de dezembro. Na segunda semana de janeiro, Bia disputará o WTA 500 de Adelaide ou o WTA 250 de Hobart, a ser definido posteriormente, antes de ir para o Australian Open.

Comentários