Notícias | Dia a dia
Jovens recebem convite para W60 no Rio de Janeiro
27/11/2022 às 09h41

Gabriela Felix foi uma das convidadas da organização para o torneio carioca

Foto: Divulgação

Rio de Janeiro (RJ) - A carioca Gabriela Felix e a catarinense Maria Turchetto irão disputar o Aberto da República, ITF W60, que começa neste domingo, na Rio Tennis Academy. As jovens tenistas receberam convite da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) para jogar pela primeira vez a chave principal de um torneio deste nível.

Aos 16 anos, Gabriela busca seu primeiro ponto na WTA (Associação das Tenistas Profissionais). “Estou mega feliz por ter recebido esse convite. Queria muito agradecer a CBT por estarem realizando esse torneio aqui na minha cidade do Rio de Janeiro. É muito importante para mim estar jogando contra jogadoras mais experientes, isso me motiva e puxa meu nível”, afirmou ela, que vive a transição do juvenil para o profissional.

“Esse ano tem sido muito bom para meu desenvolvimento! Ganhei algumas etapas do ITF Juniors e pude estar com a equipe profissional que recentemente jogou e ganhou o confronto da Billie Jean King Cup na Argentina. Estou treinando bem e super focada para esse torneio”, contou Gabriela.

Maria Turchetto, 18 anos e 1291ª no ranking da WTA, representou o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, na Argentina, e chegou às semifinais. “É a primeira vez que vou jogar na chave principal de um W60, fiquei muito feliz e agradecida com o convite. É uma grande oportunidade, pois é a chance de jogar com tenistas de alto nível e conviver com profissionais experientes do circuito internacional”, disse.

Como Gabriela, Maria também está na transição do juvenil para o profissional: “No primeiro semestre desse ano joguei os principais torneios ITF Junior, no Brasil, na América do Sul, América Central e na Europa. A partir do meio do ano, incluí alguns torneios profissionais no meu calendário. Em agosto tive a oportunidade de jogar a chave principal do W25 no Rio de Janeiro, que foi uma experiência muito importante para o desenvolvimento do meu nível de tênis”, falou a catarinense.

“Em setembro joguei dois torneios W15 na Argentina e consegui furar os dois qualis, em um avancei até às quartas e no outro até às oitavas. Foi quando, pela primeira vez, apareci no ranking WTA. O W60 do Rio será meu último torneio da temporada e estou muito feliz em poder jogar na chave”, complementou Turchetto .

O Brasil já tem seis tenistas na chave principal do Aberto da República: Gabriela Felix, Maria Turchetto, Thaisa Pedretti, Ana Candiotto, Laura Pigossi e Gabriela Cé. Esse número deve aumentar com a definição do qualifying, que tem início neste domingo. A chave principal começa na segunda-feira.

Comentários