Notícias | Dia a dia
Zverev mira paciência e diz que aprendeu com lesão
09/12/2022 às 10h16

Diriyah (Árabia Saudita) - Depois de cirurgia para recompor três tendões do pé e de ficar sete meses afastado das quadras, o alemão Alexander Zverev está feliz por voltar a competir, diz ter aprendido uma nova forma de ver a vida e sabe que terá de ter paciência até recuperar a melhor forma antes de sonhar com títulos importantes.

"Perdi muita coisa nos últimos sete meses", afirmou em entrevista ao Eurosport. "Não foi um momento fácil para mim. Perdi boa parte do calendário de tênis, os torneios, as entrevistas, realmente perdi tudo. Mas estou feliz por estar volta às quadras e aqui ao lado de vários dos melhores do mundo. Com sorte as coisas começarão a funcionar para mim outra vez".

Ele diz que a longa parada o fez enxergar a vida de outra forma. "A lesão me ensinou a ser paciente e a apreciar as coisas pequenas da vida. Quando caminhei pela primeira vez (após a cirurgia), estava feliz com uma criança, senti como se estivesse vencido o maior torneio do mundo. Tudo que podia fazer viraram coisas especiais, essa foi a grande diferença entre o antes e o depois da lesão".

Zverev disse que houve tempo de sobra para refletir mais sobre sua carreira. "Quando você está no circuito, competindo 11 meses ao ano, um torneio novo a cada semana, viaja toda hora, e então esquece de apreciar o que é ser um jogador de tênis, estar diante de 20 mil espectadores e que está fazendo o que mais ama na vida", conjecturou. "Ao ficar de fora da quadra por sete meses, sem poder fazer nada, comecei a pensar mais nisso tudo e agora não sei o que teria feito sem o tênis".

Ele não quer se impor metas neste retorno. "Não tenho objetivos, quero apenas me divertir. Claro que preciso recuperar o 100% do meu tênis, mas não se pode voltar de uma lesão e estar pronto para jogar da mesma forma que antes. Não funciona assim". E deu como exemplo o que aconteceu com Rafael Nadal e Roger Federer. "Rafa voltou em Abu Dhabi no ano passado e perdeu de todo mundo antes de ganhar o Australian Open. Roger foi mal na Copa Hopman, perdeu de mim inclusive, e aí achou sua melhor forma em Melbourne. Espero que algo assim aconteça comigo".

Zverev ainda joga duplas em Diriyah e volta a competir em simples na exibição de Dubai, dentro de poucos dias. "Não joguei meu melhor tênis aqui e é provável que o mesmo aconteça em Dubai. A evolução terá de ser dia a dia e vamos ver como chego na Austrália. Com sorte, entrarei rapidamente em forma, porque felizmente meu pé está completamente curado".

Comentários