fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Gabriel Decamps, Thaisa Pedretti, Bahia Juniors Cup, campeao, Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Gabriel Decamps, Thaisa Pedretti, Bahia Juniors Cup, campeao, Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Gabriel Decamps, Thaisa Pedretti, Bahia Juniors Cup, campeao, tênis" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2015/juvenis_brasileiros/decamps_campeao_bahia_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2015/juvenis_brasileiros/decamps_campeao_bahia_int.jpg" />
Notícias | Outros
Decamps e Pedretti vencem os 18 anos na Bahia
24/10/2015 às 23h15
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2015/juvenis_brasileiros/decamps_campeao_bahia_int.jpg" title="Gabriel Decamps (à direita) e o argentino Jalif." />

Gabriel Decamps (à direita) e o argentino Jalif.

Foto: Bruno Rocha/Divulgação
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Salvador (Bahia) - O Brasil brilhou e conquistou os títulos de simples da categoria 18 anos da 31ª edição do Bahia Juniors Cup. No masculino, Gabriel Decamps, de apenas 16 anos, 191º do mundo e sexto melhor juvenil do país, marcou 7/5 e 6/4 diante do argentino Juan Jalif em final emocionante. Jalif abriu uma quebra com 2/0 no começo nervoso do paulista, que recuperou a quebra, abriu 3/2 e saque, mas cedeu o empate. No fim, ele quebrou e em game apertado venceu o primeiro set. Na segunda etapa não foi diferente, os dois seguiram colados no placar. O brasileiro abriu 4/3 e saque, tomou a quebra de volta, mas tornou a romper para fechar e celebrar muito a maior conquista da carreira. 

"Sensação muito boa ter ganhado, jogo muito duro. Ele jogou muito, estava sólido, comandando bem com a direita, usando bem os ângulos", comentou Decamps. "Ganhar esse torneio é muito bom para mim, vou subir bastante no ranking. Sou um cara que venho batalhando bastante, estava merecendo uma conquista dessas. Espero seguir trabalhando mais duro ainda para ter resultados ainda melhores." 

Decamps apareceu no cenário nacional ao conquistar o “Rendes-Vous à Roland Garros”, série de pré-qualificatórios, o último deles em frente à Torre Eiffel, em Paris, que o levou a disputar o torneio juvenil do Grand Slam francês. Antes do Bahia Juniors Cup, ele disputou o Mundial de 16 anos, a Copa Davis juvenil. Seus próximos torneios serão no México e nos Estados Unidos, o Eddie Herr e Orange Bowl. Decamps traça metas ambiciosas. "Meu objetivo com certeza é primeiro ficar no top 100 e depois top 50 no fim do ano e ir subindo. Meu sonho é ganhar Roland Garros ano que vem", disse o campeao. 

Seu treinador, William Kyriakos, enalteceu o trabalho duro do paulista e elogiou a competição. "Um torneio muito bem organizado, muito melhor que vários eventos de categoria igual disputados fora do país. Foi uma grande semana, ele foi muito intenso e dedicado. Ele vinha batendo na trave há um bom tempo, teve o bom resultado em São Paulo, depois conseguiu a vaga para Roland Garros e nos últimos dois meses estávamos trabalhando duro e essa semana consagrou o que foi feito", apontou Kyriakos, que disputou a primeira edição do Bahia Juniors Cup. "Joguei o primeiro ano do torneio quando era a Copa Econômico. Sempre foi um torneio incrível. Não pude jogar o segundo ano, mas o torneio estava entre os três maiores do Brasil. A estrutura este ano está incrível e vai melhorar ainda mais; quadras maravilhosas, só tenho a dizer que foi Nota Dez esta semana." 

Sobre o futuro do promissor atleta, Kyriakos preferiu ser cauteloso. "Difícil dizer até onde ele vai. O caminho é muito longo, igual ou parecido a ele tem vários na idade de 16, 17, 18 , é uma coisa que não dá para saber. O que dá para saber é que é preciso trabalhar duro todos os dias para que mesmo com um mau resultado, como o da semana passada, possa reverter a situação e vir concentrado para ter uma semana maravilhosa como esta." 

18 anos feminino - A paulista Thaísa Pedretti, número 83 do ranking mundial e segunda do país, derrotou a carioca Maria Silva por 6/3 e 6/4, conquistando o bicampeonato. Vencedora também em 2013 com apenas 14 anos na categoria principal, ela se emocionou. "É um lugar que me traz coisas boas, estou muito feliz. A Maria Silva jogou muito bem também, foi uma ótima final e esse título só me dá mais confiança para estar nos Grand Slam ano que vem", celebrou a tenista, que treina no Instituto Tênis na capital paulista. 

Com o troféu, Pedretti vai subir no ranking e colar no top 70, ficando com grandes chances de garantir vaga no Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam de 2016.

Saldo positivo do evento - O 31º Bahia Juniors Cup contou com mais de cinco mil pessoas durante os nove dias de competição e com uma equipe de mais de 100 pessoas entre staff, boleiros, encordoador, árbitros e a parceria com a equipe de fisioterapeutas da Faculdade IBES/FACSAL. Foram 209 atletas de 12 países de quase todos os continentes (Brasil, Rússia, Estados Unidos, Bolívia, Suíça, Grã-Bretanha, Egito, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile) jogando e treinando nas oito quadras do Clube Bahiano de Tênis, que comemora 100 anos em 2016. O torneio se consolidou como o maior do Nordeste no juvenil e só perdeu em importância para o Banana Bowl e o Campeonato Internacional Juvenil, a antiga Copa Gerdau, em Porto Alegre. O evento contou com pontos pro ranking mundial Grau 3 na Federação Internacional, para o ranking sul-americano da Cosat nos 14 e 16 anos, e para o ranking da Confederação Brasileira, nos 12 anos. 

Gian Biglia, presidente do Clube Bahiano de Tênis e diretor do torneio, fez avaliação positiva da competição. "O evento foi um sucesso, ouvi só elogios tanto de jogadores, como técnicos, pai dos atletas e só me dá satisfação após todo o trabalho duro diário que tivemos para realizar o projeto elaborado pelo arquiteto André Sá das quadras e da revitalização do clube, em parceria com a construtora Moure Dubeux. Estamos ainda no processo de revitalização da parte social do clube e no ano que vem os atletas terão ainda mais facilidades. O torneio vai crescer ainda mais", disse Biglia.

Últimas notícias
Comentários
ProSpin