Notícias | Dia a dia
Ribeiro e Alves lutam por convite para o Rio Open
10/12/2022 às 17h28

Mateus Alves enfrentou a torcida e o calor cariocas e está na final

Foto: Peter Wrede

Rio de Janeiro (RJ) - O gaúcho Eduardo Ribeiro e o paulista Mateus Alves estão no Rio Open de 2023. A luta pelo título da Maria Esther Bueno Cup neste domingo definirá quem ganhará o convite direto para a chave principal, que será o maior torneio de suas carreiras, e quem irá tentar o qualificatório do maior torneio da América do Sul.

Ribeiro, que progrediu rapidamente ao longo desta temporada, precisou ganhar apenas um set na semifinal deste sábado. O paulista Gustavo Heide sentiu uma lesão na lombar ainda no aquecimento, tentou ao máximo se empenhar mas não conseguiu ir longe na partida, desistindo quando perdia por 6/1 e 40-15.

A segunda semi foi muito emocionante. Ainda aos 16 anos e contando com a torcida, João Fonseca venceu rapídamente o primeiro set por 6/2, viu Mateus Alves reagir e abrir 5/2, mas foi buscar o placar e levou a um equilibradíssimo tiebreak, que terminou em 9-7. No supertiebreak decisivo, Alves, de 21 anos e 441º do mundo, impôs sua experiência e marcou 10-6.

“A Maria Esther Bueno Cup foi criada com o objetivo de dar essa chance aos jovens jogadores brasileiros e tem cumprido essa missão. Para o Rio Open é muito bom ter essa garotada na chave e no quali por méritos próprios. Tentamos encurtar um caminho que, sabemos, é longo e difícil”, falou o diretor do torneio, Thomaz Costa.

Ribeiro, de 24 anos, venceu neste três torneios, dois de nível M15 e outro M25, e atualmente ocupa a 436ª posição na ATP. Gaúcho, treina em Santa Catarina desde os 12 anos de idade. Já teve como técnico o ex-profissional Marcio Carlsson e hoje treina na academia Marcelo Rabelo, o Cascata, ex-companheiro de Guga Kuerten e Carlsson nos tempos de juvenil. "Estou muito feliz. É a realização de um sonho. No início do ano eu jamais imaginava que ganharia vaga em uma competição com a grandiosidade do Rio Open. Meu objetivo principal aqui era chegar à final, mas com certeza quero ser campeão".

Alves por sua vez destacou seu espírito de luta diante da torcida e do calor. "Hoje, mais do que tudo, foi muito mental, muito emocional. Foi uma batalha interna de muita força, ainda mais com a torcida toda contra e o forte calor. Por isso, acho que é uma recompensa mais do que merecida poder jogar o Rio Open em 2023. Espero estar na final com a mesma energia e garra de hoje, quando lutei do primeiro ao último ponto".

A final acontece neste domingo, às 12 horas, no Rio de Janeiro Country Club, com transmissão ao vivo pelo site rioopen.com.

Comentários