Notícias | Dia a dia
Monteiro dá trabalho, mas cai diante de Berrettini
29/12/2022 às 23h07

Embed from Getty Images

Brisbane (Austrália) - Mesmo num piso muito veloz, Thiago Monteiro encarou de frente o ex-top 10 e super-sacador Matteo Berrettini, chegou a ter dois set-points no tiebreak do segundo set, mas acabou superado na abertura do segundo dia de confronto com a Itália pela primeira rodada da United Cup.

O hoje 16º do ranking anotou as parciais de 6/4 e 7/6 (9-7 no tiebreak), marcando sua segunda vitória sobre o canhoto cearense. Os dois haviam se enfrentado em duelo apertado no Rio Open deste ano.

O resultado dá vantagem de 2 a 1 para a Itália no placar geral e coloca obrigação sobre Laura Pìgossi, que faz o segundo jogo desta manhã de sexta-feira local e precisa derrotar a número 54 do mundo, Lucia Bronzetti, para levar a decisão do confronto às duplas mistas.

Monteiro explorou muito bem o backhand instável do italiano durante todo o primeiro set, incluindo bons serviços naquele lado. Berrettini no entanto não deu brechas. Acertou 62% dos pontos com o primeiro serviço e ganhou todos esses lances, tendo um percentual de 85% de saques não devolvidos.

O único break-point veio quando enfim Berrettini conseguiu se mexer melhor, cobriu o backhand e disparou seu pesado forehand. O piso veloz impediu alto número de erros, sendo 7 de Monteiro e 6 do italiano.

A segunda série foi novamente muito equilibrada, com a maioria dos games rápidos em favor de quem sacava. Monteiro teve um momento apertado no quarto game, quando abriu 40-15 e permitiu duas igualdades, mas se saiu muito bem. A definição foi ao tiebreak, Monteiro conseguiu uma devolução na paralela espetacular para abrir vantagem e aí sacou com 6-4, falhando na escolha de uma bola curta na hora de fechar a série. Depois, faltou sorte numa bola que resvalou na fita e saiu, permitindo que Berrettini concluísse a dura vitória com seu 15ª ace.

Comentários